A ideia me ocorreu ao pesquisar os assuntos que cobriria em 2013 aqui no Carreirasolo.org. Pensei eu com os meus botões: se o seu público é variado e tem mudado nos últimos anos, por que não acompanhar essa mudança e oferecer conteúdos alinhados com diversas fases da vida do empreendedor pessoal? Em outras palavras: por que não trazer assuntos interessantes não só a quem está em seu home-office, mas que pode estar ainda em seu home-office pensando em montar uma pequena startup?

Seu alojamento em uma caixinha

Hoje, trouxe o primeiro. Um modelo de negócio que, apesar do que a caixa do logo leve a entender, não é de assinatura. É de conveniência. A Dorm-in-a-box promete resolver um problema simples na vida de quem vai se mudar para o dormitório de sua faculdade: garantir com uma compra só o básico para dormir, estudar e cozinhar. Só por isso acertou de primeira: quando se modela um negócio deve-se pensar, primeiramente, em resolver um problema real. Não invente o problema, pois deles o mundo está cheio. Solucione um já existente. Seu foco deve ser o de trazer alívio, solução e descomplicação para seus clientes. Não invente o problema, pois deles o mundo está cheio. Solucione um já existenteQuem já se mudou, casou, separou, foi para outro Estado (e inúmeras outras situações) sabe que o "momento zero" é o mais crítico. Em um dia você estava na casa da "mamãe", com tudo do bom e do melhor ao seu redor e no outro, apenas um cômodo vazio o espera. Como resolver a questão? Os criadores do Dorm-in-a-box criaram cinco kits, com produtos de primeira (aqueles encontrados em grandes redes de varejo) que prometem oferecer uma alívio real e imediato. São três kits para dormitórios, um só para cozinha e um só de roupa de cama. [caption id="attachment_12860" align="alignnone" width="636"]dorminabox_kit Dorm-in-a-box: tudo bem explicado e com a cara de quem precisa montar seu primeiro apartamento ou alojamento[/caption] A promessa deles vai além, pois fazendo as contas cada estudante chega a economizar 55% do valor nominal dos produtos, isso sem contar a ida (ou várias delas) ao shopping. No site temos até uma análise do impacto ambiental evitado ao se clicar e comprar seu kit no lugar de escolher produto a produto. Pontos positivos Dorm-in-a-box 
  • Produtos de alta qualidade e neutros, evitando assim possíveis trocas
  • Foca no que é realmente útil
Pontos a melhorar no Dorm-in-a-box 
  • Permitir montar kit próprio
  • Adaptar para outras situações (mudança de estado, temporada, novo casal etc)
  • Cores não seriam uma má opção
  • Aceita somente PayPal
Conclusão O modelo é simples, direto e resolve uma necessidade real. Só por isso já receberia uma boa avaliação. No entanto, rodava até agora no ambiente privado de Universidades americanas, tendo saído a público há pouco. É para se observar e aprender com as lições que os modelos de negócio aprendem quando enfrentam o mundo real. Você tem um modelo, em teste ou operação e quer ele por aqui? Envie um e-mail para carreirasolo.org@gmail.com!
zp8497586rq