Com a formatação da sua empresa finalizada, tudo organizado e funcionando, chegou o dia mais esperado de todo o processo:
seu primeiro contrato de Franquia foi assinado e agora você tem seu primeiro franqueado! Mas que dia mais feliz e emocionante esse, acreditem!

Porém, depois que o seu “candidato” se torna efetivamente seu “franqueado”, você precisará inseri-lo no seu mundo de negócios, ensinando-o todos os processos para a boa gestão da Unidade a ser aberta; afinal de contas, foi para isso que ele investiu em uma franquia: para não ter que descobrir o caminho das pedras sozinho e sim, para aprender a maneira certa de fazê-lo, sem tropeços.

Para tal, a Franquia deverá dar treinamento e suporte contínuo aos franqueados (assuntos que serão abordados mais adiante).

TreinamentoFranqueados

Transparência do franqueador e dedicação do franqueado. É assim que funciona

Mas o primeiro contato direto com seu novo franqueado será através da entrega dos Manuais da franquia e do Treinamento que será dado a ele.

Manuais do Franqueado

Faz parte da formatação da Empresa para se tornar uma franqueadora, a confecção de todos os manuais operacionais referentes ao negócio em questão. Nada deverá ser esquecido. Devemos nos lembrar sempre, que o franqueado muitas vezes nunca teve contato com o seu ramo de negócios antes e sendo assim, tudo deverá ser relatado em Manuais. Normalmente são entregues seis manuais ao novo franqueado:

  • Manual de Implantação;
  • Manual de Gestão;
  • Manual de Operação;
  • Manual de Recursos Humanos;
  • Manual de Marketing;
  • Manual de Produtos/Serviços

Esses manuais estarão em constante atualização, sempre que houver uma mudança ou inclusão de procedimento na Rede.

Porém, não é só o franqueado que precisa de treinamento – o franqueador também precisa, e muito, estar preparado para essa nova fase de sua empresa. A franquia deverá ser uma célula nova, e muitas vezes independente, do restante da empresa inicial, para garantir o bom atendimento e suporte à Rede de Franqueados que será formada.

A existência do Manual do Franqueador é essencial bem como um Manual de Capacitação de Franqueados onde deverá ensinar à Franquia como dar todo o treinamento inicial aos seus novos parceiros.

Treinamento

O treinamento é uma das etapas mais importantes na capacitação de um novo franqueado e deve ser feita com muito critério e organização. O ideal é que seja formada uma equipe para tal e que tenha competência, não só para ministrar o treinamento, como também didática para ser claro, dinâmico e interessante.

Todos os Manuais devem ser revistos nos treinamentos que podem variar entre uma a três semanas de acordo com o tipo de negócio. O franqueado deverá ter acesso às aulas teóricas e práticas para que não se perca quando abrir a sua própria Unidade.

Outro fator importante são as instalações onde serão ministrados os cursos. Lembrem-se de que é importante para que se mantenha a boa imagem da Rede, que a sala seja confortável, na temperatura certa (nem quente, nem fria); que tenha sempre água, chá e café e pelo menos um ou dois tipos de biscoito para que todos possam repor as energias nas pausas entre temas. Cuide bem do seu franqueado!

Nem preciso comentar sobre banheiros, por favor, tenham disponíveis para uso banheiros limpos, equipados com papel toalha, sabonete e papel higiênico de sobra, bem como lixeiras fechadas e vazias e spray aromatizador de ambientes. Sei que parece absurdo chamar a atenção sobre isso, mas tenham a certeza de que não é. Esses detalhes são muitas vezes esquecidos e podem fazer do seu treinamento um total desconforto aos seus novos franqueados que já começarão a formar uma opinião negativa a respeito da Rede inteira.

Tudo o que um franqueado deseja é organização e método e isso ele começa a ver e sentir justamente nesta fase de treinamentos.

zp8497586rq