crowdfunding_tecnologia_2   Antigamente, as oportunidades para investir em uma empresa de tecnologia com potencial eram limitadas a um número seleto de investidores anjo. Hoje, graças ao crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, os empreendedores podem receber apoio de qualquer pessoa ao redor do mundo. O crowdfunding mudou radicalmente o processo de abertura de uma empresa e também do desenvolvimento ou lançamento de um produto ou serviço. A etapa de atrair a atenção de bancos e investidores para conseguir verba para seu projeto, que antes podia demorar anos, ficou significantemente mais rápida após o crowdfunding. Isso porque você não precisa da aprovação de ninguém, além do seu público – que se tornarão seus futuros clientes ou consumidores. É fácil, através de uma plataforma de financiamento coletivo, você cria uma campanha de arrecadação de fundos, explica sua ideia para o mundo e, quem gostar, ajuda a torna-lá realidade!

Contribuidores e suas recompensas

O modelo de economia colaborativa amadureceu rapidamente e os criadores de campanha estão vivenciando e se adaptando ao financiamento coletivo. A maioria já percebeu que a campanha traz muito mais conversão quando é oferecido algo em troca, as chamadas recompensas. As startups, muitas vezes, optam por oferecer recompensas como produtos ou serviços desenvolvidos pela empresa, o reconhecimento de seu apoio ou regalias especiais. Já quando a campanha é feita para o lançamento de um produto, o modelo de pré-venda é a recompensa preferida dos contribuidores. guardsafewatch   Um exemplo de recompensa de pré-venda é o Guarddy Safe Watch, um produto inovador que promete aliviar a tensão de muitas mães pelo mundo. O dispositivo, em formato de relógio, conta com GPS, monitor de passos, monitor de áudio e, além de tudo isso, ele permite que você crie uma zona de segurança e vai avisá-lo se a criança ultrapassá-la. A ideia do produto é tão bacana que pode ser usada também em idosos com Alzheimer, para evitar que se percam. Quem contribuir com a campanha – que arrecada fundos para viabilizar a produção em massa em quantidade suficiente para o mercado -, pode adquirir o produto em primeira mão e com mais de 40% de desconto! Mas, com o crescimento do interesse em crowdfunding, muitos criadores começaram a pensar em outros modelos de recompensa. Hoje, os contribuidores são capazes de obter uma participação equitativa na empresa em troca de seu investimento, é o chamado Equity Crowdfunding. Este formato é semelhante ao uso de investidores de capital de risco, a única diferença é que, graças à plataforma de crowdfunding, as campanhas estão disponíveis para os investidores de todo o mundo.

Dicas para criar sua campanha de tecnologia

  • Planejamento é essencial: saiba como organizar sua campanha antes de lançar, enquanto ela estiver no ar e também quando acabar.
  • Estipule uma meta real, mas nunca peça menos do que precisa para entregar o que prometeu.
  • Campanhas de tecnologia geralmente envolvem mais dinheiro e, por isso, precisam de mais informações sobre como o valor arrecadado será gasto e também sobre o criador da campanha.
  • Procure parcerias para te ajudar com a divulgação. Sites, blogs e até grupos do Facebook ajudam a aumentar o alcance do seu conteúdo.
  • E por fim: acredite em si mesmo! :)
Ainda que no Brasil as campanhas de tecnologia não sejam tão frequentes, sabemos que elas têm muito potencial. A plataforma americana Kickstarter já arrecadou mais de 20 milhões de dólares em um de seus muitos projetos de tecnologia e, no Brasil, as ideias estão começando a sair do papel. Tem um projeto de tecnologia e precisa de grana para realizá-lo? Que tal criar a sua campanha de financiamento coletivo e arrecadar o dinheiro que precisa em apenas 2 meses (este é o período máximo para uma campanha ficar no ar)?