- Para quem é de texto. Faz sentido se você pegou um projeto grande onde você prefere ficar com a parte editorial e precisa de alguém que lhe dê uma força para revisar. ou ainda: fechou uma pauta e precisa de um maladro(a) para cair na estrada catando gente para entrevistar. O assistente neste caso precisa ser informado que vai carregar um pianinho de leve. É esse o assistente do redator freela?
- Para quem é de imagem (design, fotografia, cinema) Como seria isso? Me lembrei agora da figura do operador das agências de propaganda. Diretores de Arte chegam com o "rough" nas mãos, trocam uma idéia e voltam no final do dia para ver como ficou a imagem. Fotógrafos gostam de chegar no estúdio com suas lentes limpas, filmes no ponto, luz testada. Será esse o assintente que falamos em projetos que envolvam imagens?
- Para quem é de Códigos Consultei alguns amigos e me pareceu que a figura do assistente nesta área é meio controversa. Talvez resquício de uma época em que Analistas e Programadores eram castas distinas...sei lá. O que me pareceu é que hoje sempre se contratam parceiros. Será que o mundo dos códigos tem assistentes entre seus habitantes?
- Para quem é de som. Quem já esteve em um estúdio de gravação/ensaio, quem já alugou hora para gravar fita demo, enfim, sabe que muitas vezes é atendido pelo assistente, até porque você olha para o cara e jura que ele se parece mais com o pessoal da sua banda do que com o dono do estúdio que, em tese, vai mostrar para você todos os segredos de uma gravação bem feita. O assistente de estúdio é, basicamente, quem prepara tudo, ou não?