Antes de abrir a questão, um elogio aos leitores: fiquei muito feliz com os comentários do post anterior. Lembrem-se que a cada vez que publico uma resposta não tenho nem o mais diminuto interesse em representar algum tipo de verdade absoluta. Antes de mais nada, minha resposta é um estímulo para que vocês dêem as suas. Estamos, juntos, solucionando a dúvida de muita gente. E criando outras perguntas, matéria da qual, até que me provem o contrário, a vida é feita. Vamos seguindo: A questão de hoje é da leitora Francine Lima, que para quem não conhece é jornalista de mão cheia e já foi entrevistada aqui. O mais engraçado é que eu mesmo nunca imaginei que precisasse contratar um assistente. Pelo menos não com esse nome. Sempre preferi pensar que estava chamando um outro freela amigo que estaria, junto comigo, dando conta do projeto. Mas isso tem a ver com a minha atividade que, caso você não saiba, tem sua descrição aqui. E a resposta começa a se delinear quado você pensa sobre que perfil profissional você tem. Se você é fotógrafo, programador, músico, advogado, enfim, o tempo, a maneira e o próprio perfil do assistente mudam. Vamos ver como? Primeiro vamos tentar entender como seria a atuação deste assistente de acordo com os mundos em que ele habitaria.
  • Para quem é de texto. Faz sentido se você pegou um projeto grande onde você prefere ficar com a parte editorial e precisa de alguém que lhe dê uma força para revisar. ou ainda: fechou uma pauta e precisa de um maladro(a) para cair na estrada catando gente para entrevistar. O assistente neste caso precisa ser informado que vai carregar um pianinho de leve. É esse o assistente do redator freela?
  • Para quem é de imagem (design, fotografia, cinema) Como seria isso? Me lembrei agora da figura do operador das agências de propaganda. Diretores de Arte chegam com o "rough" nas mãos, trocam uma idéia e voltam no final do dia para ver como ficou a imagem. Fotógrafos gostam de chegar no estúdio com suas lentes limpas, filmes no ponto, luz testada. Será esse o assintente que falamos em projetos que envolvam imagens?
  • Para quem é de Códigos Consultei alguns amigos e me pareceu que a figura do assistente nesta área é meio controversa. Talvez resquício de uma época em que Analistas e Programadores eram castas distinas...sei lá. O que me pareceu é que hoje sempre se contratam parceiros. Será que o mundo dos códigos tem assistentes entre seus habitantes?
  • Para quem é de som. Quem já esteve em um estúdio de gravação/ensaio, quem já alugou hora para gravar fita demo, enfim, sabe que muitas vezes é atendido pelo assistente, até porque você olha para o cara e jura que ele se parece mais com o pessoal da sua banda do que com o dono do estúdio que, em tese, vai mostrar para você todos os segredos de uma gravação bem feita. O assistente de estúdio é, basicamente, quem prepara tudo, ou não?
Enfim... Francine pergunta sobre como saber se está na hora de contratar um assistente. Minha resposta seria que o freelancer está sempre conclamando parceiros de trabalho com habilidades semelhantes às dele. São trabalhos que se somam em iguais proporções. Se você está sentindo a firme necessidade de ter assistentes sob seu comando, se seus projetos demandam este tipo de estrutura, se você conhece gente que gostaria de trabalhar com você e com as quais você percebe que desenvolveria uma relação profissional gratificante, na verdade, a pergunta poderia ser outra:

Quando me trasformar em empresa?

Essa eu respondo mais tarde.