Creative Commons License photo credit: Marcin Wichary
Você navega todos os dias e encontra quilos, dezenas, milhares de templates gratuitos para wordpress, joomla, movabletype, blogger e vários outros CMS[bb] (Content Management System). Aliás, a própria utilização deles no dia a dia de profisionais como designers, tem transformado a criação de projetos algo mais rápida, não há dúvida, mas também alvo de atitudes anti-profissionais.

Então a melhor resposta seria: não cobre nada? Claro que não.

A procura pelo tema, sua instalação e posterior treinamento do cliente na utilização do site com aquele template free já vale alguns tostões. Mas se formos pensar no desenvolvimento do projeto em si, e sempre mirando na melhor formação e adequeção dos Profissionais Freelancers que lêem do Carreirasolo, existem boas práticas para se ter em mente quando se trabalha com templates free:
  • Seja claro ao explicar que seu trabalho é de customização: pode ocorrer aos mais desavisados que bastaria reunir 300 templates gratuitos de wordpress, montar um portfólio e começar a "criar" em prazos exíguos soluçoes belíssimas e ainda por cima validadas e com o CSS em dia, né? Mas não é não. O mundo é tão pequeno que sua rua é bem maior, acredite. Como diria o bardo[bb], você pode enganar todo mundo por algum tempo, todos por pouco tempo, mas não vai conseguir enrolar a galera toda por muito tempo, não se esqueçam disso. Aliás, nem sequer se lembrem: assim que pegar um projeto de customização, ou um projeto no qual você sugere a customização como a melhor relação custo-benefício para seu cliente, seja claro e diga que o design tem suas bases já criadas, é uma "solução de prateleira" para a qual você fará pequenos ajustes.
  • Seja honesto ao calcular a quantidade de horas que você vai gastar eo valor de cada hora dessas: ciente de que é "feio" dizer que criou o que não criou, é também de muito bom tom ser honesto com o número de horas que você vai utilizar para customiozar a traquitana toda. Não tente mandar uma de "a criação da identidiade visual, a escolha de paletas de cores etc etc". Sem essa, mané. Seja franco em dizer: "Olha, para customizar este template levo quatro horas. E como o trabalho de design e direção de arte será mínimo vou utilizar como base minha hora de manutenção etc etc.". Você ganha muito mais, acredite. Pelo menos em reputação.
  • Seja generoso e dê o crédito ao autor do template: A grande maioria dos templates free têm em seu rodapé o link para seu desenvolvedor. Ao retirar este link você não afetará em nada o funcionamento do seu projeto, mas, perderá uma excelente oportunidade em valorizar o trabalho de quem lhe quebrou um galhão. Acredite: quanto mais você valoriza, mas é valorizado. É lei do Universo!
  • Seja esperto e evite colocar em seu portfólio: essa dica é mais para designers. Será que vale mesmo a pena colocar o template em seu portfólio? Se você estiver inclinado a responder que sim, lembre-se de que muitos outros designers e desenvolvedores estão na internet todos os dias fazendo as mesmas procuras que você fez no Google para achar seus templates. E podem dar de cara com seu portfólio exibindo a criação de outra pessoa. É no mínimo estranho, certo?

Sobre oportunidades de mercado

A customização de templates quebra seu galho. Mas se você quiser realmente aparecer bem na foto num mercado que não pára de crescer (e não estou falando só de blogs!), pense seriamente em aprender a criar seus próprios temas e vender esta habilidade como um de seus diferenciais. Pense que você pode ter como clientes não só os clientes diretos, mas outros designers, empresas de tecnologia, um grande portal...e por aí vai. É cada vez maior a quantidade de empresas que estão utilizando CMS em seus projetos. O mundo é de conteúdo. Aprenda a criar plataformas[bb] para ele!

Sobre este tema

Aproveitando: se você está em um leitor de feeds, ou se recebeu este artigo por e-mail, não deixe de dar um pulinho em nosso blog que está com novo design e seções. Ele é um bom exemplo de que quem sabe criar templates do zero, a partir de uma excelente direção de arte tem chances melhores em nosso mercado.