Olha aí, excelente notícia essa: quem for trabalhador autônomo e trabalhar em casa pode abater suas despesas domésticas em sua próxima declaração de imposto de renda.

Como fazer isso?

Vale o lembrete: você tem que se programar durante o ano para isso. Você pode deduzir todos os gastos de profissionais autônomos que tiverem relação direta com o trabalho DESDE QUE informados no Livro Caixa. Para isso é preciso, além da anotação contábil, reunir os respectivos comprovantes. As despesas dedutíveis são: telefone (se for assinatura comercial), água, luz, material de expediente e consumo.

Atenção: Quem não tiver um endereço comercial, está autorizado a deduzir um quinto de todos os gastos com a manutenção da residência, exceto com reparos, conservação e recuperação do imóvel.

Mais alguns lembretes: só vale para o modelo completo da declaração. E uma dica final: para saber se valerá a pena deduzir estes gastor, você deve verificar se um quinto das suas despesas domésticas ao longo do ano corresponde a um valor maior que 20% da sua renda tributável

Quem tiver dúvida, manda aí!

Fonte: http://irpf.estacaobr.net/