Anuncie produtos, venda suas criações e compartilhe conteúdo relevante na FreelaStore. Veja como participar.

Onde encontro logotipos prontos?

por Mauro Amaral

Se você procura logotipos prontos para sites e cartões de visita, ou ainda bate no peito e diz quero um logotipo grátis, lembre-se da última vez que você foi ao dentista. Você sentou na cadeira e disse: “Olha hoje você tem que obturar três molares e fazer o clareamento deste canino aqui.” Não foi? Ou […]

Se você procura logotipos prontos para sites e cartões de visita, ou ainda bate no peito e diz quero um logotipo grátis, lembre-se da última vez que você foi ao dentista. Você sentou na cadeira e disse: “Olha hoje você tem que obturar três molares e fazer o clareamento deste canino aqui.” Não foi? Ou então lembre-se da última vez que você consultou um advogado: “Que tal alterarmos a petição, acho que assim não vai passar…”

Claro que não foi assim, não é? E porque com o trabalho de programadores visuais e designers seria diferente? Você mesmo, um designer que lê este post deve concordar comigo. Como mandar um orçamento de um projeto de identidade corporativa e concorrer com um logo que já veio pronto de alguma fonte obscura?

Enfim, não existe trabalho profissional que seja gratuito. Ou ele é profissional ou é gratuito. Descontando obviamente as questões voluntárias e humanitárias, obviamente.

Mas calma, nem tudo está perdido. Existem fontes sérias na Web que podem auxiliar você a entender a mecânica por trás da criação de um bom logotipo. A mecânica, não o motor pronto, ok?


  • nologo.jpg
    No Logo: Comecemos com este interessante livro sobre o mercado de marcas mundiais e de como elas invadem nossa vida sem que tenhamos notícia. Duvida? Então leia.
  • Brands of The World: É um dos sites mais visitados no mundo por quem procura por marcas e logos famosas. Tem função de suporte aos designers e por isso oferece logos famosas em vetor. Responsabildiade no uso é fundamental, não custa lembrar.*
  • Logopound: Site interessantíssimo, funciona como um Guia Inspiracional para logotipistas. Além de referências diárias tem uma ótima seção de livros também.*
  • Logotypes.ru – Todos os logotipos do Universo e do Multi-verso também. Vale uma consulta.

* Fonte: Rafael Apocalypse do Idéia Digital

Existem milhares de fontes, eu sei. E em todas elas você percebeu que os ítens “dedicação” e “estudo” estão (ou estarão) presentes? Este é o segredo: estudar e se dedicar em trazer inovação para seus clientes.

O que acham?

Mauro Amaral

Mauro Amaral

Editor-chefe

É editor, publicitário e conta histórias que o seu público vai gostar. Casado, pai de três filhos e mora no Rio de Janeiro. É o Diretor de Criação da Contém Conteúdo.

Portfolio Linkedin RSS E-mail (Leia mais artigos desse autor)


20 Responses to “Onde encontro logotipos prontos?”

  1. Grande Mauro, falou e disse!

    Realmente existem muitos ‘picaretas’ no mercado, que saem a copiar logos e vendê-las por meia dúzia de ‘dinheiros’. Mas é como diria uma designer que conheço, Logo, ou qualquer outra peça, sem conceito, não passam de um monte de letras decoradas.

    Ótima dica de livro e se me permite vou deixar mais duas dicas, uma delas eu jé degustei, chama-se: Design para quem não é Designer, da Robin Williams, livro bom, que ensina as bases do design em uma linguagem fácil e agradável. O outro livro é do Gilberto Strunk, Como criar identidades visuais para marcas de sucesso, e foi lançado pela Rio Books.

    Abração Cara, belo post (once again)

  2. Mauro Amaral says:

    É isso aí: todas força aos conceitos

  3. “Clap, Clap”

    Perfeito Mauro… Perfeitíssimo. Mandou muito bem. Belos exemplos falando do Dentista e Advogado.

    “Ou ele é profissional ou é gratuito.”
    Essa parte foi sensacional. Mas acho que ainda vai demorar para as pessoas valorizarem, realmente, o trabalho de um designer, profissional web, etc.

    Essa parte não é somente para Designers, mas para quem trabalha com Web. A desvalorização é tremenda.

    Parabéns e aquele abraço.

  4. Danilo says:

    Gostei do artigo e otimos links que você citou.
    Realmente não existe trabalho profissional que seja gratuito. Ou ele é profissional ou é gratuito.
    Mas tambem acho que vai demorar as pessoas valorizarem realmente algum trabalho,mas não custa tentar, todos nós mudar esse quadro, que nos assusta todos os dias..

  5. Eu prefiro SG, crio logos fácil e interesantes. Atenciosamente,
    Renata Soares Gomes
    Brasília DF Samambaia

  6. Heraclio Bastos says:

    Pessoall,

    Marca, de qualquer forma, é uma coisa tão pessoal quanto uma impressão digital.
    E quanto mais valor agregado ela tiver, em termos de significados, mais difícil desvinculá-la de seu dono.
    Consulta a trabalhos de outros para pesquisar sobre conceitos e soluções gráficas é uma coisa… Copiar é outra.
    Aqueles que gostam de “tomar emprestado” a marca alheia eu pergunto: vc gostaria que lhe copiassem e tomassem sua identidade e seu sucesso?
    Valorize a profissão de designer e vc estará valorizando a si próprio: não suje a água que vc bebe… Entendeu?
    Taí… Um bom Slogan para a turma do design em defesa da ética nessa profissão.
    Um abraço a todos.

  7. Daniel Pinho says:

    Acabei de conhecer um site novo sobre logotipos prontos no Brasil. Parece ser novo mas ja conta com mais de 450 logotipos vetorizados para visualização e download grátis.

    Este site ainda tem uma brindeira bem legal com o logotipo inicial. O desafio é advinhar da onde são as letras. Quem acerta pode criar o próximo

  8. Cara vc é o melhor!

  9. Vc é d+ parabéns!!!

  10. Enquanto encontramos na internet blogs com links de programas para “criação de logotipos” grátis, também encontramos gente séria que mostra a importância de um profissional para criar um logotipo, pois um logotipo não se resume simplesmente em uma imagem com simbolos da moda, tem muito mais por trás.

    Muito obrigada por tudo e continue sendo referência de gente séria que está disposta a trabalhar direito.

  11. Que o site carreira solo uma grande fonte de inspiração e informação todos sabemos, agora venho convidá-los para visitar um novo blog onde vamos falar sobre logotipos exclusivamente. Quem sabe um dia chegaremos perto da credibilidade do Carreira Solo.

    http://logotipos-logomarcas.blogspot.com/

    Abçs
    Marta

  12. Parabens! Concordo completamente que não existe trabalho profissional gratuito. Ou é profissional, ou é gratuito.

  13. Marcos Antonio Correa says:

    estou montando um quiosque de recargas de cartucho, vcs podem ajudarme a criar o logotipo do quiosque, o nome escolhido segue abaixo.
    TEC & REC
    Tecnologia em Recargas de Cartucho

  14. Josete Barros says:

    Eu só queria ver alguns prontos pra ter uma idéia de como eu mesma criar o meu.trabalho com pescados frescos.resposta________________________
    grata.

  15. Cara, parabens pelo blog, mas nao esta mal se a menina/o quer dar uma olhada em alguns exemplos…
    mas por otra parte, comparto a ideia de q trabalho de designer nao é de graca, muita gente pensa q é chegar pedir e fazer… como numa padaria vc pede o pao e em menos de 15 min está pronto… pior ainda, tem outros q pensam q é fotocopiadora…pode!!! passa e está prontinho para usar… e mais, depois pedem cambia esta cor … nao gostei, rsrsrsrs

    abraco

    Jorge

  16. Daniel Pinho says:

    Conheça também o site http://www.logovetor.com.br Possui centenas de logtipos vetorizados grátis para download e visualização.

  17. Assim como as pessoas possuem para que sejem apresentavel a sociedade, todo produto dos mais variados tipos precisam de uma identidade visual que faça com que este produto seje reconhecido por ter espelhado em sua aparencia a qualidade do produto.
    A arte de criar é para poucos, porisso a compreensão dos contratantes com os contratados é essencial.

  18. alentina says:

    tenho um supermercado preciso de uma logo marca.Voces podem me ajudar? Nele vende um pouco de quase tudo.O nome dele e “Pague Pouco”.E quanto pagarei por essa logomarca? um abraco.

Leave a Reply

Direto do @falafreela

Editores no Twitter