Quem pensa que trabalhar em casa é sinônimo de muito tempo livre e um dia menos regrado, está completamente enganado. Para os freelancers o dia tem que render – e muito! Afinal são diversos clientes atuando como chefes, além da pressão para atendê-los dentro do prazo. Porém longas horas de trabalho não significam um dia proveitoso. Ficar muitas horas seguidas em frente ao computador prejudica o rendimento, e você acaba perdendo tempo ao insistir em trabalhar. Portanto, é fundamental saber identificar os sinais que o seu corpo emite para encerrar o dia na hora certa. Você sabe quais são eles? [related-posts]

Cansaço mental

Se você é daqueles que se sentem exaustos todos os dias e não recuperam a energia mesmo após boas horas de sono, saiba que você pode estar sofrendo de cansaço mental. Esse tipo de fadiga prejudica o sono, o trabalho e até a alimentação. Os principais sintomas do cansaço mental são a depressão, ansiedade, fraqueza, dificuldade de concentração, e até anemia e baixas no sistema imunológico. Na prática, é quando você se pega bocejando o tempo todo e não tira os olhos do relógio torcendo para o tempo passar logo.

Os olhos também sofrem

Assim como a mente, os olhos também ficam cansados, principalmente por causa do brilho da tela do computador. Além de trazer problemas de visão, o corpo também sofre com dores de cabeça, enxaquecas, cansaço e irritabilidade. Os olhos ficam vermelhos, ressecados ou lacrimejando, o que causa dificuldade de foco, visão embaçada ou dupla, e até cores alteradas. Todos esses sintomas caracterizam uma síndrome, a SVC (Síndrome da Visão do usuário de Computador), que pode estar presente em 75% a 90% daqueles que trabalham em frente ao monitor.

Improdutividade

Sabe quando você não consegue terminar de jeito nenhum suas tarefas? O tempo demora a passar, você se esforça, mas é como se a sua inspiração tivesse desaparecido. O que normalmente demora pouco tempo para ser feito, acaba levando longas e exaustivas horas. Esse é mais um alerta do seu corpo pedindo uma pausa.

O que fazer?

Como tirar férias do trabalho é um luxo para poucos, procure fazer pequenas pausas entre as atividades. Se você leva de uma a duas horas para realizar alguma atividade, por exemplo, tire dez minutos após terminá-la para descansar. Tomar um café, um pouco de ar fresco, ou mesmo fazer uma pesquisa na internet, são medidas simples que podem te auxiliar. Cuidados com a alimentação também ajudam a aliviar o cansaço. Procure consumir alimentos ricos em ômega-3 (salmão, espinafre, rúcula), zinco (frutos do mar, castanhas e amendoim) e vitamina C (frutas cítricas, agrião e alface). E você, costuma atender aos apelos do seu corpo? Conte pra gente nos comentários e também nas redes sociais!