Uma leitora das antigas outro dia me mandou um e-mail indignado, que utilizo para oferecer mais uma Resposta a quem, provavelmente tem a mesma dúvida.
É verdade que "no mundo das grandes empresas" os contratos não são cumpridos, paga-se com atraso e nunca adiantado, ISTO quando NÃO resolvem abortar o projeto e não pagar quem já trabalhou?
Empresas de grande porte, normalmente, são mais lentas para processar pagamentos. Algumas trabalham, inclusive, com os famosos "30dd", ou seja, você só recebe 30 dias depois de concluído o trabalho. Dependendo do valor e, sobretudo nas estatais, algumas vezes é necessário um contrato firmado entre sua empresa ou sua pessoa física e o departamento de compras/contratação do cliente. Tudo isso e outros fatores fazem demorar o pagamento. Quando ele ocorre. Contudo, na impede que empresas de fino trato e renome no mercado tenham entre seus quadros profissionais mal intensionados. A fachada, o elevador de granito, a recepção de pé direito de 10 metros não podem deixar você esquecer de uma coisinha fundamental: você trabalha no meio de um fluxo de opiniões, percepções e linhas de conduta subjetivas e pessoais. Se o cara do outro lado do balcão for um escroque, não adianta que o balcão tenha a marca da maior empresa do setor. Ele continuará sendo o que é.
É disso que andam tentando me convencer para justificar o não-pagamento de adiantamento, o não-cumprimento de contrato, o adiamento sem fim do pagamento e a exploração baseada em uma tal de "confiança" imediata.
Como acabei de dizer: não confunda a voz da empresa que você ouve na mídia com a do profissional que está ali te olhando. A voz da empresa não é a voz de Deus.
Neste caso os freelas mais experientes que eu fariam o quê? Largariam o trabalho no meio mandando os caras à merda ou enfiariam o rabo entre as pernas, aceitando todas essas condições desagradáveis e incorretas? Ou existe um meio termo que valha a pena?
Não aconselho largar o trabalho no meio: é uma publicidade pra lá de negativa para seu futuro. Também não aconselho aceitar tudo o que lhe cai. E, claro, é sempre o meio termo que valhe a pena. A melhor maneira não é remediar é prevenir sempre. Mantenha o cliente informado por e-mail de cada passo. Crie pontos intermediários de pagamento e aprovação etc etc. Ou seja, é o tema do próximo capítulo do MiniCurso, eu sei, eu sei, estou devendo. Todo mundo passa por isso. Não importa o tamanho da empresa, o seu ou o do trabalho.