Anuncie produtos, venda suas criações e compartilhe conteúdo relevante na FreelaStore. Veja como participar.

Como montar minha rotina diária de trabalho?

por Mauro Amaral

Há os que se diferenciam pela especialização, ou aqueles que o fazem pelo preço mais em conta. Existem até mesmo os profissionais que ganham inacreditáveis pontos com seus clientes e contratantes por serem rebeldes e indômitos. Mas, o que você diria sobre o profissional com esta rotina diária? Reparem no cuidado com as horas de […]



Há os que se diferenciam pela especialização, ou aqueles que o fazem pelo preço mais em conta. Existem até mesmo os profissionais que ganham inacreditáveis pontos com seus clientes e contratantes por serem rebeldes e indômitos. Mas, o que você diria sobre o profissional com esta rotina diária?

Reparem no cuidado com as horas de sono, com o espaço para a descompressão e diversão. Reparem ainda na preocupação do escrutínio das horas, não misturando trabalho com leituras, por exemplo.

Esta rotina, senhoras e senhores, meninos e meninas, é de ninguém mais, ninguém menos do que que Benjamin Fanklin. Ele mesmo, aquele da pipa com a chave pendurada que, além de choques (ou por causa deles) foi um dos fundadores dos Estados Unidos da América.

Daí você me diz: faz diferença então ter uma rotina diária bem organizada e seguida à risca? Claro que faz. Até por isso aí vão algumas dicas

Descubra seu horário mais produtivo

Não tente seguir a rotina criada por outros. Até porque alguns são diurnos (eu, por exemplo funciono melhor de 7h às 16h) outros noturnos e outro notívagos. Procure, portanto, entender, medir e identificar em qual momento do dia você é mais produtivo. Depois, construa sua rotina ao redor destes picos de animação.

Não negligencie aspectos de sua vida pessoal

É importante separar momentos para ir ao dentista, buscar os filhos na escola, ouvir a cara metade na hora do jantar etc. Sua vida profissional não valerá muita coisa se, ao final do dia, você não puder estar fora dela.

Respeite as horas de descanso

Assim como é fundamental, ter prevista a hora de parar. Descanso não é só ir dormir não, viu? Você precisa ter pausas mentais para que o cérebro faça o que o diferencia: pegar as informações da memória diária e armazená-las nas áreas de memória duradoura, gerando assim novas conexões. Ou seja: é mais criativo quem descansa do que quem fica batendo nas mesmas teclas sem parar.

Dedique-se a cada coisa de uma vez

A rotina não é exatamente a lista de tarefas, embora possa ser um de seus itens. É importante, contudo, seguir um raciocínio semelhante ao encarar a rotina criada. Faça somente aquilo que está reservado para o momento. Se é hora de pesquisa, pesquise. Se é hora de contabilizar os ganhos e gastos da semana, seja o mestre da planilha. Se é hora de descanso, esvazie a mente. Mas não misture as estações.

Faça ajustes periódicos

Nem os 10 mandamentos foram escritos sem serem quebrados! Portanto, vá com calma, avaliando e reprogramando sua rotina quando você se sentir muito pressionado. Mas não confunda: todo combinado ou ajuste precisa de tempo para fazer sentido. Mudar de rotina todos os dias é não ter rotina alguma!

Mas e aquele papo de cair na rotina? Isso não estraga tudo? Aguardo comentários!

Mauro Amaral

Mauro Amaral

Editor-chefe

É editor, publicitário e conta histórias que o seu público vai gostar. Casado, pai de três filhos e mora no Rio de Janeiro. É o Diretor de Criação da Contém Conteúdo.

Portfolio Linkedin RSS E-mail (Leia mais artigos desse autor)


5 Responses to “Como montar minha rotina diária de trabalho?”

  1. @pedromarks4 says:

    Parace bastante com a minha rotina, porém, Faço curso Técnico de Comunicação visual na parte da manhã e trabalho de 13 as 21, então acabo dormindo pouco, algo em torno de 5 a 6 horas por dia.

  2. Glauco Basilio says:

    Muito interessante a rotina. Como ficaria se Benjamin tivesse que incluir 1 hora e meia de deslocamento de ida para o trabalho e mais duas horas de volta? Só para refletir a vidamoderna…

  3. Clau Johnson says:

    Linda rotina! Pretendo copiá-la quando estiver trabalhando em meu lar doce lar, pois pelo visto era assim que ele trabalhava, haja visto que não faz nehuma menção do tipo "me dirigir 2 horas até o local de trabalho" ou "das 17:00 às 19:00" voltar para casa.
    É isso que ferra qualquer rotina e desgasta o potencial criativo de qualquer um.

  4. Bruno says:

    Não creio se tratar de uma rotina típica, formal, como em um escreitório tradicional. Penso que se trata de uma nova forma de pensar, com metas durante o dia que organizam nossas habilidades e que nos permitem flexibilidade.

  5. Ministério da Saúde says:

    Olá, blogueiro(a)!
    Dia 30 de janeiro foi Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.
    Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

Leave a Reply

Direto do @falafreela

Editores no Twitter