O mundo é do tamanho de sua ambição, talento e disposição.

Quando o assunto é fazer freela para outro país, não existe limite. Mas não deixe de começar pelo começo. Seguem algumas dicas: Inicialmente é necessário ter um portfolio online com no mínimo dois idiomas (Inglês e português, no meu caso) . É interessante que no seu portfolio já conte com alguns trabalhos internacionais, assim fica mais fácil expor seus jobs, que é o próximo passo. Então, com o portfolio em N idiomas e com trabalhos internacionais, é hora de divulgar o que você faz... uma espécie de promoção pessoal/profissional, mas nada de "faço sites" ... é importante ter um foco, um objetivo, e deixar isso claro.. deixar claro onde quer chegar fazendo o que faz. E por que está oferecendo o que sabe fazer.

Que fazer freela para outro país? Invista na divulgação!

Nesta hora vale tudo: blogs, myspace, facebook, orkut e especialmente sites voltados para freelancers... mas é claro que procurar sempre canalizar os contatos e a forma de abordagem para não parecer spam. Ou seja, ir pelo caminho certo, o caminho onde estão as empresas/clientes que quer comunicar da sua existência. Amigos, ex-colegas de trabalhos, amigos que moram fora... como já disse, tudo vale. Sempre tem alguém que conhece alguém, que conhece alguém, que conhece outro alguém... Networking é tudo!

Pense em clientes em vez de jobs

Uma vez estabelecido os contatos, é hora de mostrar trabalho e mostrar por que veio... É bom ter um plano de fidelização coerente com os objetivos que quer alcançar. A idéia é sempre fazer o cliente voltar, e no caso de outsourcing é fazer com que te chamem para muitos trabalhos, e assim tornar-se o "Number #1 Guy" daquilo que você está oferecendo. Americanos, por exemplo, gostam de especialistas... pois como tudo que fazem por lá, a tendência é industrializar qualquer processo... e ter alguém que sabe fazer muito bem uma determinada parte de algum processo é muito interessante para eles. É bem provável que você tenha o contato como outsource de uma empresa, ou, de algum agente que faça o meio de campo entre o cliente e você... seriam os requesters Acredito que se o contato for diretamente com o cliente final exista a possibilidade de lucrar mais.

Calma, vem mais por aí

E aí? O que acharam? Este é o artigo inicial de uma série de três. Vem muito mais por aí. No segundo artigo vamos dar algumas dicas de como receber freelas em moeda estrangeira e no terceiro chamar nossa comunidade para uma discussão importante: é verdade que lá fora pagam mais aos freelas? Fiquem aí. Voltamos já, já!