Recebi um e-mail de uma leitora que está com dúvidas em como cobrar serviços prestados a uma rede de franquias.
Olá, estou em um projeto de franquia para me tornar agência de publicidade de um marca e tenho dúvidas em relação aos custos. Geralmente cobram fee mensal ou porcentagem por franquia vendida? E qual a porcentagem?
Primeiro vamos separar dois trabalhos distintos (que quase sempre são terceirizados) que são prestados às franquias:
  • Trabalho publicitário: onde a agência contratada cuida de todo o marketing visual da Rede: logo, luminosos, cartazes, campanhas publicitárias (concepção e material impresso), papelaria, uniformes, brindes, embalagens, web site entre outros.
  • Trabalho de expansão de Rede: aqui a empresa contratada cuidará de vender Unidades franqueadas do seu cliente, a Franqueadora. Essa agência cuidará de toda a captação de candidatos, reuniões para apresentação do negócio, analisa pontos comerciais, customiza contratos e fecha o negócio.
network_agency

No caso da agência de publicidade, ela deverá cobrar por um "pacote fechado" já estipulando todos os itens a serem trabalhados e seus devidos prazos de entrega; ou, um FEE mensal para o acompanhamento constante da Rede suprindo as necessidades do cliente conforme demanda.

Já a agência de expansão, trabalha com um FEE mensal para cobertura de custos com ligações telefônicas, obtenção de cadastros focados nas necessidades do cliente, deslocamento de curto perímetro, custos com os correios, papelaria entre outros + uma ‘taxa de sucesso’ referente à concretização da venda de uma Unidade franqueada que será de 20% sobre o valor da Taxa de Franquia da Rede Franqueadora. Porém, é preciso muita atenção na cobrança do FEE mensal. Conheço muitas agências de expansão que estão perdendo muitos clientes devido a cobranças exorbitantes de FEE espantando totalmente as franqueadoras. Tenham em mente que grandes redes de franquias têm seus próprios núcleos de expansão e não precisam de agências terceirizadas. Os clientes de agências de expansão são franquias em início de operação, ou franquias de porte médio que não estão dispostas a sustentar a agência toda apenas com mensalidades que não garantem a venda de unidades franqueadas. Trabalhem com valores reais e conscientes que terão sucesso e boa carteira de clientes.