Amin Melo, o rosto por trás da máscara, digo, da câmera de VirginSpider; é ouvinte nosso. Assim que recebi sua mensagem lá na FanPage, corri para verificar seu trabalho. O estudante de publicidade pernambucano é o criador do perfil do instagram (@virginspider) que viralizou nos últimos meses e conta hoje com mais de 30 mil seguidores. Seguindo uma linguagem recheada de cultura pop e NERD, ele cria situações-cenário muito, mas muito bem sacadas e produzidas ao nível do detalhe psicótico. Cenários, iluminação, foco, posição dos personagens, tudo é tão minucioso que você se pega parado por alguns minutos analisando o resultado.


Pois foi ele que escolhi para inaugurar uma série de artigos que há muito povoa a minha cabeça: a #protagonistas. O objetivo é perfilar gente que, de alguma maneira, faz o usual algo bem diferente, “quebra paradigmas” e “pensa fora da caixinha”, se você quiser frases prontas.

Mas, no meu jeito de ver as coisas, procuro por criativos que resolvem, por si só, retrabalhar uma linguagem, uma forma de pensar ou de produzir. Só pelo prazer de sua missão. Troquei uns e-mails com ele e rapidamente levantamos esta rápida entrevista. Espero que gostem: Carreirasolo.org: O VirginSpider para você é um hobby que deu certo, ou rolou um planejamento prévio?
Amin: É um hobby que deu certo. No inicio quase não teve planejamento, o formato que ele tem hoje foi adquirido com o tempo.
CS: Quanto de sua experiência pessoal é refletido nos cenários?
Amin: Eu uso muito das minhas referências sobre cinema, música e cultura em geral para criar as fotos do Spider.
Paradinha estratégia para você ver como ele cria os cenários. Se liguem (vídeo 1, vídeo 2):
Ok, agora continuando: CS: Um dos pontos altos, para mim, são os textos, tão engraçados quanto as fotos. Rola um roteiro/story board antes?
Amin: Rola sim, antes do resultado final da foto eu testo vários ângulos, crio uma legenda que geralmente tem uma piadinha escondida e penso nos elementos que serão usados para compor a cenografia da foto.
CS: Quando você notou que o projeto viralizou?
Amin: Em Julho desse ano. De lá pra cá o crescimento do Spider estava indo a passos normais mas quando ele começou a ganhar reconhecimento pelo os veículos de comunicação foi que rolou o boom.
CS: Onde estão Duende Verde, J. J Jamenson e Mary Jane? Isso sem falar na Tia May, claro...
Amin: Haha, o Virgin Spider é diferente do Homem-Aranha. Eu usei a base do Homem-Aranha pra criar a personalidade do Virgin Spider acho que é por isso que os personagens tradicionais do Universo do Homem-Aranha não aparecem muito. Pra não falar que não aparece o Duende Verde já apareceu em três fotos do perfil.
CS: Questão facultativa: você se inspirou no @camposwell ?
Amin: Sim, o perfil que eu e minha namorada estávamos vendo quando eu tive a ideia de criar o Virgin Spider foi o @camposwell.

Uma grande homenagem ao cinema e aos quadrinhos

O grande destaque para o trabalho (hobby?) do Amin vai por sua criativa homenagem aos quadrinhos e aos impagáveis eastereggs que ele coloca para quem curte cinema. Diálogos famosos de grandes clássicos, homenagem aos mestres dos anos 50 e 60 e outras surpresas nos deixam com a sensação de “Ih, ainda tem mais isso aqui”.



Enfim, um grande prazer navegar pelos perfis! VirginSpider segue aparecendo em alguns sites e blogs especializados em comunicação e, desejamos daqui, vida longa e próspera!

Você pode conferir o trabalho do Amin e seu @virginspider nos links abaixo: Link do perfil: instagram.com/virginspider/ Fanpage: facebook.com/virginspider E aí? Gostou? Conhece mais alguém que é o #protagonista de uma ideia, movimento ou forma de pensar? Manda para cá!