Olha só que legal, pessoal. Foi publicar o post sobre o VirginSpider e pintar outro leitor com um projeto muito legal. A ideia não é exatamente nova, existem alguns exemplos por aqui no Brasil e até lá fora, mas quadrinhos são sempre legais, né? Este aqui, o feitoporbruno.com, me chamou atenção, sobretudo, por sua mancha gráfica. Na hora me veio uma palavra "Thunderbirds". Bom, mas já que grande parte dos leitores nasceu na década de 90, deixa quieto. As tirinhas do feitoprobruno.com saem da cabeça e vida atribuladas do designer baiano Bruno Santana, lá de Ilhéus. Elas retratam muito bem a vida de um designer freelancer e seus atropelos por aí. Como nesta, publicada recentemente: Feito por Bruno Chamei-o rapidamente para uma entrevista aqui no Carreirasolo. Confiram! Carreirasolo: Qual foi sua influência (artística mesmo) ao criar o projeto?
Bruno Santana: O projeto nasceu com um modo de expressar situações que eu passo constantemente como designer. O que me influenciou foi quando conheci o trabalho do blog VidadeProgamador.com.br e pensei: eu posso fazer também. Mas a minha influência artística não sei responder direito, pode ser um pouco de tudo que curtia quando criança ou pode ser que não sou influenciado diretamente por outros desenhistas. Já trabalho na área há um bom tempo e venho sempre desenvolvendo meu próprio estilo. Assim a arte fica mais original e única. Prefiro influenciar do que ser influenciado.
CS: As situações são absolutamente reais, dá para perceber isso. Mas, você chegou a criar algo totalmente do zero?
BS: Sim, claro. Mas todas elas foram de alguma forma vividas por qualquer designer. Inclusive quando posto uma nova tirinha é comum as pessoas responderem "eu já passei por isso também". Mas para a tirinha ficar mais interessante é necessário fantasiar algo. Algumas tirinhas são sugeridas pelos próprios leitores do site. Essa interação do site com outros designers acho incrível.
CS:  Quanto tempo tem o projeto?
BS: Pouquíssimo tempo. A primeira tirinha foi postada apenas em minha página do Facebook no dia 8 de Outubro de 2013. Os seguidores foram curtindo e eu fui criando mais e mais. O resultado foi supergratificante e então investi tempo para criar o site. Foi tudo muito depressa.
CS: Para os ilustradores interessados em conhecer seu processo, quanto tempo leva para fechar uma tirinha?
BS: Gostaria dessa oportunidade para informar que meu objetivo futuro é ensinar todo meu processo de criação da tirinha, desde a elaboração do personagem até a publicação do site. Mas para adiantar vou explicar um pouco como estou fazendo atualmente. Com a ideia da tirinha já rascunhada no papel abro meu arquivo vetorizado do personagem e cenário. Já tenho tudo QUASE pronto para apenas montar. Deu um pouco de trabalho no começo pois tive que desenhar tudo mas agora com os modelos prontos levo cerca de 20 minutos para fechar uma nova tirinha. Demoro mais um pouco quando acrescento um "figurante" novo na tira.
Feito por Bruno Destaque Para os interessados em curtir e conhecer um pouco mais do trabalho do Bruno, recomendo uma visita no site do projeto e em sua fanpage, na qual dá para acompanhar diversas citações do projeto em outros veículos! Curtiu? #sesentiurepresentado? Então comenta aí!