Fala, freela! Tudo bem? Quando quero aprender algo novo, preciso de uma estrutura, de uma organização. Gosto de pesquisar os conceitos e tenho a necessidade de anotar tudo, faz parte do meu fluxo de aprendizado. Sou mais visual e isso torna as coisas mais claras para mim. Provavelmente você também tem o seu sistema de organização e aprendizado. Falo isso porque quero apresentar para você conceitos importantes que aprendi quando comecei trabalhar como freelancer e acredito ser fundamentais para quem deseja ser protagonista da própria carreira e busca autonomia na vida profissional, são eles a produção e a produtividade. É importante falar que são conceitos vindos da administração que podem ser aplicados em qualquer tipo de negócio, até mesmo nos da maioria do público aqui do Carreira Solo, ligados à criatividade.

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

A famosa frase de Laoisier, nos ajuda a lembrar de alto muito importante. Para começar, aula básica de marketing. Se você deseja trabalhar por conta, precisa ter um produto ou serviço, algo que atenda uma necessidade, que resolva um problema de público específico disposto a pagar um preço pela solução. Esse produto precisa ser construído, materializado ou no caso de um serviço ele precisa ser executado, daí vem o primeiro conceito, a produção.

Produção

O significado da palavra produção é “fazer aparecer”, é uma ação do homem sobre a natureza com o objetivo de obter através de um processo de transformação, bens (produtos ou serviços) necessários para a satisfação de necessidades. Na produção temos o input formado pelos recursos que precisam ser transformados podem ser materiais, informações ou pessoas, que são transformados, tratados ou convertidos de alguma forma. No input temos também os recursos de transformação que são as instalações e os recursos humanos, eles agem nos recursos que precisam ser transformados. O processo de transformação é onde os inputs serão transformados, onde ocorre a mudança de estado dos recursos em bens, elas podem ocorrer sob a influência de ferramentas mecânicas, tecnológicas, intelectuais, eletrônicas, etc. O output é o resultado da produção, o produto final, pronto para ser consumido. A produção é medida em quantidade produzida em um tempo estabelecido com um método determinado. É o quanto você é capaz de produzir em um período de tempo. Não importa a área que você atua, é muito importante identificar todos esses elementos dentro do modelo:

Produção = input + processo de transformação = output

Algumas perguntas podem te ajudar:
  • No seu negócio os recursos que precisam ser transformados são pessoas, informações ou materiais?
  • Como você avalia suas instalações, maquinário, ferramentas e recursos humanos?
  • Como é o seu processo de transformação?
  • Qual é a sua capacidade de produção?
  • Quanto tempo você precisa para produzir uma unidade?
  • Como você avalia a qualidade do seu produto?
Essa e outras perguntas como por exemplo as relacionadas ao custo podem iluminar o seu caminho e estimular novas ideias para o seu negócio, faça uma experiência, anote tudo e depois me conte os resultados.

Produtividade

Já a produtividade é a otimização do tempo de produção. É você produzir mais com a mesma quantidade de tempo sem prejudicar a qualidade do produto, ela mede a performance da empresa. Assim como produção está relacionada com a quantidade a produtividade está relacionada com o tempo. Para aumentar a produtividade é importante alinhar o projeto, o processo e o controle de qualidade, além de verificar possíveis deficiências e desperdícios em todo o caminho da produção, tudo pode influenciar no resultado final, matéria prima, maquinário, ferramentas, etc. Existem algumas ações que podem aumentar a produtividade, a primeira delas é identificar os problemas, é achar onde está o desperdício, seja de tempo, matéria prima ou qualidade e aplicar os ajustes, as correções. Criar um bom ambiente de trabalho limpo e organizado, que ofereça condições para que o trabalho possa ser realizado. Melhore os canais de comunicações seja interno ou externo e invista em conhecimento, quanto mais você conhecer os detalhes do seu negócio, mais chance de sucesso terá.

Conclusão

Existem uma infinidade de ferramentas e técnicas para aumentar a produtividade você pode conferir algumas aqui e podemos conversar sobre elas em uma outra oportunidade. O importante é você saber que para aumentar ou melhorar a produtividade de seu negócio é preciso conhecer os detalhes da produção, parece óbvio, mas tendemos fazer as coisas sem planejamento, e o simples fato de pensarmos em cada etapa do processo, pode ser a diferença entre o fracasso ou o sucesso. Quero muito saber a sua opinião! Como você organiza a produção? Quais são os seus maiores desafios? Suas dúvidas podem ser a mesma de outras pessoas e podemos desenvolver esses assuntos, transformá-los em posts aqui no Carreira Solo, eu conto com você, participe! Se puder compartilhe também em suas redes sociais. Um abraço, muito obrigado pela atenção, nos encontramos no próximo post.