Escritores, ilustradores, designers, editores, assessores, representantes comerciais e demais interessados em literatura infantil e juvenil que queiram se profissionalizar: é chegada a hora! O mercado de livros para crianças e jovens nunca esteve tão aquecido. Dados do Levantamento Anual do Segmento de Livrarias, realizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), apontam que entre as cinco áreas que mais cresceram em 2010, a infantil e juvenil está no topo, seguida de livros de auto-ajuda, esotéricos, acadêmicos e literatura (ficção e não ficção). [caption id="attachment_7162" align="alignnone" width="480" caption="As crianças estão lendo mais? Descubra neste curso. Foto: Flickr (By lantzilla)"][/caption] Com foco em toda a cadeia de produção de obras nacionais e estrangeiras destinadas aos pequenos, a Estação das Letras promove, nos sábados de agosto, os seminários “O Mercado do Livro Infantil”. A programação tem curadoria de Ninfa Parreiras e conta com nomes que são referência no mercado: Luiz Raul Machado, Roger Mello, Otacília Freitas, Ana Sofia Mariz, Christiane Mello, Anna Maria Renhack, Lucia Riff e Luciana Figueiredo. Nos quatro encontros serão trabalhadas questões como: “O que caracteriza o livro para crianças? Há diferença entre literatura e livro infantil? Como um texto vira livro? E como é a comunicação entre editor, escritor, ilustrador, agente literário, divulgador e livreiro?”. Segundo a ANL, a tendência de crescimento do setor é certa. Em entrevista ao programa Globo Educação, o vice-presidente da ANL, Augusto Kater, disse que o cenário econômico favorável, as melhores condições de importações e maior oferta de lançamentos pelas livrarias, as compras do governo, e o fato de que os pais gastam mais com seus filhos, do que com eles mesmos, são fatores que explicam a ótima fase da literatura infantil e juvenil.

O mercado dos livros infantis

DATA: 06, 13, 20, 27 de agosto (sábados) HORÁRIO: Das 10h às 15h LOCAL: Estação das Letras – Rua Marquês de Abrantes 177/ 107 & 108 – Flamengo VALOR: R$ 560 INFORMAÇÕES: (21) 3237-3947

Programação

"Confusões de língua na literatura infantil: livro x literatura" Ninfa Parreiras, especialista em literatura infantil. "A criação: do rabisco ao livro" O texto: Luiz Raul Machado, escritor. Tem várias obras infantis premiadas, como Chifre em cabeça de cavalo (Prêmio Orígenes Lessa, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ). A ilustração: Roger Mello - Por sua obra como ilustrador, foi indicado para a edição de 2010 do prêmio Hans Christian Andersen. Em 2002, ganhou o Espace Enfants e do Jabuti. Tornou-se hors-concours da (FNLIJ). A publicação: a preparação e a produção do livro Otacília Freitas, editora de literatura infantil e juvenil, Editora Planeta. "O projeto gráfico" Ana Sofia Mariz & Christiane Mello, designers. "A divulgação: a propaganda do livro" Anna Maria de Oliveira Renhack, gerente de relações institucionais da Editora Record. "O agenciamento: a relação autor x editora" Lucia Riff, da Agência Riff, a maior agência literária do Brasil. "O mercado: da editora às mãos do leitor" Luciana Figueiredo, mestre em literatura infantil, é editora na área e pesquisadora da equipe de conteúdo do Portal PRALER /MEC.
Nota do Editor: Para os ouvintes do FalaFreela recomendamos ainda dois episódios sobre o tema, sobretudo dos livros eletrônicos:
Por: Anna Beatriz Seilhe