Quem lê o carreirasolo.org sabe que o Profissional Freelacer tem em seu home office o paraíso profissional ideal. Um lugar onde ele faz as regras, cria os horários e dá as cartas distribuindo tarefas ao longo do (prolongado) dia de trabalho. Bookshelf Creative Commons License photo credit: Kelly Sue No entanto, algumas empresas já descobriram que para determinado tipo de perfil profissional, possibilitar que o trabalho se desenrole em casa aumenta não só a produtividade como o ânimo e disposição para estreitar os laços profissionais entre a empresa e seu funcionário em até 40%! Alguns exemplos: Na IBM: cerca de 10% dos colaboradores no mundo já atuam diretamente de seus home offices, inclusive em um interessante modelo misto. O próprio profissional escolhe que dias dará expediente no escritório e que dias atenderá a partir de sua toca de hobbit. Na DuPont: além de implementar a possibilidade de se trabalhar de casa, a empresa tem sistemas de licenças não remuneradas para estudo, ou estenção da licença maternidade, horários de trabalho (entrada e saída) customizáveis e outras idéias interessantes. SKF Engenharia: a área administrativa roda no sistema home Office há três anos.

Este modelo de trabalho dá certo fora do mundo freelancer?

Ao que tudo indica, a resposta para esta pergunta recai sobre o perfil pessoal do funcionário e até mesmo do momento particular de vida pelo qual ele está passando. Há os que querem subir rápido e por isso aceitam mais e mais horas de trabalho, no escritório. Há os que preferem uma rotina mais planejada e cadenciada e entendem a ida para o home office como uma alternativa para melhorar sua qualidade de vida. A pesquisa realizada entre 3.300 gerentes mostra que, se os mais jovens costumam aceitar melhor arranjos alternativos de trabalho; cabe ainda a empresa criar programas de conscientização que mostrem os reais benefícios e oportunidades de se trabalhar de casa.

Sabe por quê?

Programas como esses, nas empresas citadas, costumam ter uma adesão de menos de 20%. Isso mesmo: sua empresa PERMITE que você trabalhe de casa, INDICA que você trabalhe em horários melhores para sua rotina mas a maioria...prefere seguir o rebanho. Acredite se quiser, comente se preferir! Fonte: Administradores.com.br que viu no Valor online