Para quem ainda não sabe, o Google Reader será descontinuado no dia 1º de julho de 2013. Ta-dam!!!!! Claro, sofreremos um bocado para conseguir um substituto à altura dele! 311296-keep-calm-and-save-google-reader Como eu não poderia deixar a galera freelancer na mão, eu resolvi testar todas as opções que encontrei por aí na timeline. No total, eu testei 15 aplicativos e nada de arranjar substituto até agora. Os que mais se aproximam, porém com ressalvas (e MUITAS) é o Feedly e Old Google Reader. Vejam a lista dos aplicativos abaixo e a minha rápida justificativa para não usuá-los:
  • Nevibes - Um aplicativo estilo "canivete-suíço" que gerencia widgets numa aplicação web. Permite importar o arquivo OPML (Saiba como fazer download do Google Reader aqui), porém cria uma "aba" para cada categoria do Google Reader. No meu caso, foram 28 no total. O que faz com que a usabilidade se torne bem trabalhosa.
  • Bloglines - Usa o Netvibes como base de funcionamento.
  • Pulse - Não importa os Feeds RSS, só aceita cadastrar manualmente e ainda tem que categorizar nos padrões estabelecidos pela ferramenta.
  • Skim - Ferramenta tão minimalista, mas tão minimalista que atrapalha! Usabilidade sofrível a ponto de você não saber onde estava navegando. Importa os Feeds RSS normalmente.
  • Taptu - Importa os Feeds RSS normalmente, porém inseri-los na página inicial para começar usar é bem confuso.
  • FeedReader (online) - Não importa os Feeds RSS, só aceita cadastrar manualmente.
  • RSS Bandit - Não possui versão online, só local. Não testei!
  • RSS Feed Reader (extensão Chrome) - Usabilidade muito ruim. Importa Feeds RSS normalmente.
  • Slick RSS (extensão Chrome) - Usabilidade também muito ruim. Importa Feeds RSS normalmente.

Ferramentas pagas! Aí não né!? ;-/

Não testei NENHUMA ferramenta paga! Sorry!

Ferramentas somente mobile!

Testadas anteriormente no meu tablet. Em ambos os casos eu sempre achei que esse tipo de ferramenta atrapalha mais do que ajuda na leitura de Feed RSS em grande escala. É muita frescura para pouca objetividade. Temos pouco mais de 4 meses para correr atrás. Lembrando também que há uma suspeita muito grande de que essa demanda seja incorporada pelo Google Plus para tornar a rede mais completa do que já está. Até lá, vamos testando outros aplicativos e estamos aceitando indicações ok!?
zp8497586rq