Não é de hoje que os livros sobre liderança fazem parte da estratégia de qualquer empreendedor. Mesmo com as informações que a internet disponibiliza sobre o tema, que são também bastante úteis, pelo menos na maioria dos casos, os livros não deixaram de ser uma das alternativas mais interessantes para aprimorar os conhecimentos no tema. Se você pretende começar a liderar pessoas ou se já iniciou essa jornada, com certeza percebeu que não é nada simples lidar com as diferenças da equipe na forma de pensar e de trabalhar. E essa equipe aqui não necessariamente é aquela composta por 3 ou 4 funcionários dentro do ambiente organizacional. Ela pode ser também um programador que você tem chamado para ajudar na sua empreitada como desenvolvedor ou uma nova assistente do seu consultório de fisioterapia. E dessas diferenças ninguém está livre! Somos todos seres humanos e cada um possui a sua cultura, os seus valores e a sua visão de vida e de trabalho. Portanto, nada melhor do que desenvolvermos e aprimorarmos algumas habilidades e assim realizarmos a nossa tarefa da forma mais assertiva possível! Com o tempo e com a experiência, você vai ver que o seu dia a dia como líder ficará bem mais fácil, o que não quer dizer que será simples. Considere que os desafios fazem parte da vida e nessa posição geralmente eles são um pouco mais complexos. Mas não fique preocupado. Com força de vontade e bastante estudo sobre o tema com certeza você se sairá bem. Para ajudar, listei algumas opções bem interessantes de livros sobre liderança. Leia as informações e veja se você se sente inspirado para adquirir um, dois, três ou mais desses materiais!

Os melhores livros sobre liderança

Coloquei aqui 4 opções de livros sobre liderança, que inclusive estão entre os mais lidos. A ideia é que você tenha um pouco de entendimento sobre o foco de cada um e opte por adquirir os mais interessantes, aqueles que realmente pode ajudar a aprimorar as suas habilidades.  

A essência do líder

Para criar esse livro, o autor Warren Bennis entrevistou diversos líderes dos mais diferentes nichos e perfis, desde executivos até dentistas, para ter uma ampla visão com relação ao que os tornava bons nessa tarefa. A ideia foi buscar aquilo que faz uma pessoa comum se transformar em um líder. Como o resultado, o livro traz os mais variados pontos de vista com relação à essência da liderança, além de revelar os segredos para influenciar e motivar as pessoas em um mesmo objetivo e assim criar um verdadeiro legado.  

7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Esse livro é tão assertivo, que foi capaz de fazer Stephen Covey se tornar um dos autores de negócios mais influentes do século. Para garantir esse resultado, ele foi muito além daquilo que os outros autores estavam fazendo. Enquanto a maioria oferecia fórmulas milagrosas para o sucesso, Covey focou em aspectos consistentes que estimulavam os profissionais a melhorarem os seus desempenhos enquanto líderes. Basicamente, o livro mostra que um hábito é simplesmente capaz de determinar a vitória ou o fracasso de alguém. Portanto, precisa ser identificado para que você possa dar uma atenção especial a ele e assim modificá-lo por completo. Além de ajudar na identificação desses hábitos, esse, que é um dos melhores livros sobre empreendedorismo, ainda oferece dicas para você criar metas alcançáveis, aprimorar a sua personalidade, atuar de forma mais eficiente em equipe e ainda buscar se renovar diariamente para atingir o sucesso!  

Como fazer amigos e influenciar pessoas

De Dale Carnegie, esse não é só um material sobre relacionamentos, mas também um dos melhores livros sobre liderança que existe. O foco aqui é nas pessoas e na melhor forma de estreitar a relação com elas enquanto líder. Se fez uma pesquisa rápida com certeza já viu que ele é do fundo do baú, mais especificamente de 1936. Não, não está errado e sim, ele é lido até hoje. Sabe por quê? Porque apesar de bastante antigo, o livro possui conceitos que serão usados eternamente. A ideia do autor é ensinar a melhor forma de lidar com as pessoas e influenciá-las diariamente. Talvez seja o melhor material sobre influência que existe, por isso ele continua sendo um dos livros de liderança mais vendidos.

Um novo jeito de trabalhar

O interessante livro de Laszlo Bock chama a atenção por girar em torno de uma empresa que todos nós admiramos e temos no mínimo uma boa dose de curiosidade pra saber como é lá dentro: o Google. A organização ficou por 7 anos na lista da revista Fortune como uma das melhores para se trabalhar, com certeza devido à sua forma flexível de atuação e também por oferecer entretenimento aos funcionários durante o experiente. Esse novo jeito de trabalhar, que dá total autonomia ao colaborador, unido à inteligente estratégia em tecnologia, fez do Google uma empresa diferenciada no mundo dos negócios. No livro, o autor aproveita o cenário inovador para mostrar como o líder pode promover a criatividade, reter talentos, gerar satisfação e aumentar consideravelmente o desempenho dos funcionários. Um outro livro que não está nessa lista, mas que pode ser bastante útil para os líderes de plantão, é o Mindset a nova psicologia do sucesso, que já foi tema de um outro artigo por aqui. Convido você a ler esse texto e a entender como exercitar um mindset de crescimento focado no esforço e na dedicação em busca da habilidade de liderar. Enfim, essas foram as dicas de livros sobre empreendedorismo. Aproveite para adquirir um ou mais desses materiais. Tenho certeza de que serão bastante úteis para a sua trajetória de sucesso!