[ratings]
Conrado Adolpho lança sua segunda versão do Google Marketing com a disposição de revisitar alguns temas e apresentar sua visão sobre trends recentes como Web 2.0, blogosfera, jornalismo cidadão e que tais. Assim, se na primeira edição o foco foi o marketing de buscas, o novo Google Marketing, além de maior e mais completa por tratar de vários assuntos relacionados ao mundo virtual, promete se tornar referência em marketing digital no Brasil. São três partes, divididas da seguinte forma: o novo consumidor e o novo mercado em que ele está inserido; informações completas sobre encontrabilidade e fechando sugestão de novos caminhos do marketing digital no Brasil. É um bom livro? É.

Se você trabalhar ao redor de pessoas que estão chegando agora no mundo da comunicação/propaganda Digital...

A segunda edição do Google Marketing é o presente ideal. Compre vários e vários exemplares e presenteie seu Diretor de Marketing; o presidente de seu grupo de comunicação e, claro, seus clientes. Os temas tratados, a análise rápida e precisa e a variedade de exemplos de grandes marcas que utilizam bem (ou mal...) as ferramentas de novos tempos podem funcionar como um elemento evangelizador. Sim, o Google Marketing é um evangelizador em forma de livro para se ler das pontes-aéreas; nos finais de semana pós perda de conta; nas semanas que antecedem a apresentação de seu novo planejamento digital para o boarding, momento no qual você tem certeza que ninguém ou quase ninguém irá alcançar o que você quer dizer. Use e abuse do livro. Pinte de vermelho a recepção de sua agência. O Google Marketing é um livro que você não vai gostar? É...

Se você estiver ao lado de Conrado na luta pelo estabelecimento de novos padrões da comunicação digital

...você pode achar que o Google Marketing está repetindo coisas que você disse em reuniões, eventos, em seu twitter. Alguns conceitos, como eu achei, foram pouco explorados ou até mesmo ficaram soltos. Outros foram defendidos com um tom meio messiânico. Veja bem: nada contra! Fica a análise: nesses momentos me pareceu que ora se mirava no Diretor de Marketing que não sabe o que é o Orkut ora do Analista de Tendências que só usa Facebook. Mas isso é porque você sabe o que é o Twitter, entende o que é encontrabilidade e já leu o blog do autor. Tudo bem, estamos todos do mesmo lado. O livro talvez só não seja para você. Resumo: use para os outros para falar de você. Ou use para você para poder entender os outros. E fique calmo, não estamos na ilha de Lost.

Sobre o autor

Conrado Adolpho se intitula um publicitário multimídia. Cursou ITA, Unicamp e IBTA, por mais de 10 anos ministrou aulas e trabalhou em grandes agências de marketing. Estudou filosofia, matemática, comunicação, engenharia, física, química, música e artes plásticas. É diretor da Publiweb Marketing Digital, sócio em algumas empresas puramente virtuais e um dos poucos profissionais no Brasil a ser certificado pelo Google com o “Google Qualified Individual”. Visite o Pontocon, seu blog.

Agradecimento

Conrado: muito obrigado! O Carreirasolo e meu trabalho foram citados em três momentos em seu livro. Fiquei imensamente honrado e tenho certeza que estamos na mesma luta: alargar as fronteiras do entendimento do Marketing Digital no Brasil. Fiquei muito feliz. MESMO!