Ah, projetos. Temos vários, todos nós. Outro dia mesmo em meu site pessoal, iniciei uma série chamada "Sinopses Improváveis", onde registro ideias para podcasts, videocasts e webséries que têm em comum, pelo menos, um grande ponto: a inviabilidade financeira de acontecerem. No entanto, Amanda Karoline, pretende dar um passo a mais e realizar um projeto destes que nascem em nossa cabeça a toda hora. Com a ajuda do site catarse.me, que faz crowdfunding para ideias bacanas, ela se propõe a criar um Diário de Viagem Ilustrado. Em suas próprias palavras:
Sou a Amanda Karoline, tenho 19 anos, faço faculdade de Design e Produção Cultural. Moro longe, Natal/RN. Nunca viajei sozinha, e nunca visitei São Paulo, cidade que é um dos meus maiores sonhos. Imagina ler o diário de uma garota que viaja pela sua primeira vez, para o lugar que ela sempre sonhou? Experiência única! E você pode acompanhar tudo, página à página, traço à traço. Eu só preciso da sua ajuda para estar lá, documentar tudo e trazer a todos vocês as primeiras páginas do Diário.
Em resumo: você entra aqui neste link, faz uma pequena doação e ajuda a menina a levantar as 2.000 estalecas que precisa para ir a São Paulo participar do YouPix, o evento descolado da mora em que todo mundo quer ir. Interessante, não? Por isso bati um papo rápido com ela por e-mail, o que deu origem a esta entrevista logo abaixo:

Como surgiu a ideia do Diário de Bordo Ilustrado?

Depois de cerca de um mês procurando um jeito para contornar a falta de dinheiro e finalmente realizar um dos meus maiores sonhos, que é visitar São Paulo, eu procurei a produção YouPix e perguntei se eles topavam me ajudar a fazer um projeto maluco pra financiar minha viagem. Eles toparam na hora. Foi aí que eu procurei o pessoal do Catarse.me, e depois de muitas conversas com o Luis Otávio, o fundador e dono Catarse, a ideia do projeto acabou surgindo.

Você ilustra desde quando? Como desenvolveu suas técnicas

Eu ilustro desde pequena. Sempre gostei muito de desenhar. Tenho uma pasta enorme com desenhos bem antigos mesmo. Depois que decidi que era isso que queria fazer pro resto da minha vida, comecei a estudar e aprimorar minhas técnicas. Essa coisa de ilustração digital é recente. Há pouco tempo atrás eu desenhava apenas com o mouse. Meus primeiros desenhos digitais foram feitos dessa forma, mouse + software, o Adobe Illustrator. Um tempo depois eu ganhei uma Tablet, e isso facilitou MUITO meus desenhos. A técnica mudou, mas o estilo continua o mesmo.

Este é só um primeiro projeto? Podemos esperar outros?

Claro que podem esperar muitos outros! Sou do tipo de pessoa que tem uma ideia, e qessa ideia é ponto de partida para muitas outras. O projeto Diário é um projeto grande, tenho vários planos para continuar esse projeto por um bom tempo, e fazer outros ligados à ele. Mas é um degrau de cada vez, né? Ideias não faltam.
É isso aí Amanda, sempre em frente e acreditando em seu potencial. Para quem chegou até aqui, um brinde: o vídeo de divulgação da campanha: