Uma escala gradual de posturas em sua vida profissional pode representar mudanças significativas na forma como você vê o mundo

Em 2004, o primeiro post do Carreirasolo.org marcou uma mudança significativa na forma como eu encarava minha atividade profissional, além de ter inaugurado um ano diferente e minha vida. De lá para cá sempre que pude trouxe um primeiro post do ano com alguma mensagem bacana. Não exatamente planos e resoluções, mas um chamado à reflexão. Obviamente, depois de tanto tempo, quase tudo mudou. Só para vocês terem uma ideia, lembro que nessa época eu rascunhava os posts mais bacanas à mão em um caderno vermelho, entre uma reunião e outra ou no intervalo do almoço. Minha ocupação naquele momento o permitia: era coordenador de projetos digitais em uma estatal enorme, em uma gerência nova que surgia com vocação para prestar serviços. Entre uma aprovação e outra pelo comitê de sei lá quantas, eu tinha tempo. Os profissionais mais antigos dessa empresa, brincavam (ou falavam sério em tom de brincadeira): “Cuidado com ele! Aquele caderninho vermelho deve estar cheio de segredos.” Eu, claro achava graça, pois o que eu tinha ali era tudo, menos segredo. A ideia sempre foi compartilhar e não guardar. Porque é de conteúdo bem escrito e comentado (hoje em dia, curtido também) que vive uma plataforma de discussão como essa. Essa abertura foi só para lembrar que hoje estou trazendo mais um “não-segredo”, em mais um post inspiracional que espero encontre morada no planejamento de suas carreiras daqui para frente. E é sobre três grandes molas propulsoras que você deve ter em sua vida: objetivo, missão e propósito.

Objetivo

O objetivo faz você caminhar. Digamos que é a camada mais tática de sua vida criativa e profissional. Objetivos são quantificáveis, podem ser medidos e potencializados com as ferramentas que o Cristiano Santos traz para vocês, comentadas e explicadas em sua editoria de produtividade. Uma pessoa sem objetivo é apenas massa de manobra, gado cercado que apenas se alimenta do que depositam em sua baia (timeline?) todos os dias. Uma pessoa que tenha APENAS objetivos, pode passar a vida inteira enfrentando suas pequenas batalhas e comemorando, assim, apenas pequenas vitórias.

Missão

A missão faz você levantar a cabeça e saber para onde deve ir. Na sanha de cumprir seus objetivos, a missão o ajuda a entender que aquilo tudo ali tem que possuir uma função maior. No entanto, o mais difícil de sua missão é descobri-la. A minha, não sei se vocês já perceberam, é estimular o protagonismo e independência criativo-profissional de meus leitores. Qual é a sua? Um homem sem missão, é apenas um “ticador” insano de check-boxes que nunca terminam. Um homem que diz ter apenas a sua missão, caso não tenha objetivos que a impulsionem, é um teórico de si mesmo.

Propósito

Por fim (ou reinício) o propósito é o que vai dizer quando você deve parar. A missão cumprida e seu resultado aparente vão e complementar no propósito de sua vida. É uma entidade meio fora do tempo, sabe? Vai continuar ressoando como seu legado. Qual foi o seu propósito? “Ah, eu inventei a lâmpada”. E o seu? “Eu inventei a prensa com tipos móveis”. Perceberam? Um homem sem propósito é o elemento mais comum que existe nessa imensa comunidade de 7 bilhões de pessoas. Não se culpe, apenas reinvente-se. E o mais curioso: um homem com propósito, só o sabe que tem após ter passado pela total compreensão de seus objetivos e missão. Portanto, está realizado. Não, ainda falta muito para mim. Não me entendam mal. ;) A questão que fica, em nosso primeiro momento de troca de ideia em 2013 é... qual dos três sentimentos domina a sua vida hoje? Comente!
zp8497586rq