Montar e manter arrumado seu escritório é uma das tarefas diárias de qualquer Profissional Freelancer. A atividade já foi até mesmo tema de um dos episódios mais ouvidos do FalaFreela, nosso podcast. A novidade, pelo menos por aqui, é que dá para aplicar os conceitos do Feng Shui para Home-Offices, para que ele seja, não só mais aconchegante como, segundo as teorias da milenas técnica chinesa, atraia mais prosperidade e clientes. Artículos de decoración y meditación Creative Commons License photo credit: vivaiquique A escolha do cômodo e o posicionamento dos móveis A turma que trabalha com este tipo de técnica garante que em sua casa entra pela porta da frente e...sobe. Por isso, a escolha ideal é no cômodo que esteja mais perto da porta de entrada em um nível igual ou superior ao piso da porta da frente. Nada de puxadinhos e porões, portanto. Feito isso, preste atenção no posicionamento da mesa: nunca de costas para a porta e, se possível não de frente. O posicionamento ideal é em um ângulo próximo ao da porta. Caso não seja possível, tem até uma dica: colocar um espelho nos casos de ficar de frente para a parede. A função destes posicionamentos é não só demonstrar uma postura de comando como poder se preparar para receber o que vier pela frente, sem ser supreendido.

Trabalhando com os elementos

No Feng Shui temos ainda cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água.. Segundo as fontes especializadas a dica é balancear a presença deste ou daquele, de acordo com a indústria que você representa e, claro a sua personalidade. O assunto já gerou teses e mais teses (não se esqueça que estamos falando da tradição de um povo que há sete mil anos já tinha serviço público e sistemas de correio continentais!) e discorrer sobre a combinação dos elementos não cabe como assunto de um post. Mas, dá para conhecer as regrinhas básicas: Quem precisa de inspiração utiliza Madeira: ela incrementa a criatividade e simboliza a lealdade. Não precisa criar uma toca de hobitt não viu? Você pode REPRESENTAR o elemento, este é o pulo do gato. Sua mesa, o chão, quadros, enfeites e até as cores com as quais você pinta podem representar madeira, no caso marrom e verde. Os segmentos profissionais que mais se dão bem com este tipo de elemento são os advogados e médicos. Quer aumentar sua produtividade? Escolha o fogo. Segundo os especialistas vai aumentar a energia do ambiente, sendo indicado para dar um incremento em sua produtividade e energia produtiva. Associado a cor vermelha o elemento é indicado para artistas mas também para terapeutas, que têm na energia uma ajuda no tratamento de seus pacientes. Elemento terra garante estabilidade e equilíbrio. É o elemento dedicado a construir relações duradouras, do tipo que clientes precisam ter! As cores que melhor representam o elemento são o marrom claro, amarelos, laranjas e areia; mas também pode ser represetado por pisos baseados em cerâmicas, que devem assumir a posição central em seu ambiente de trabalho. Para atrair sucesso financeiro, uma dica: metal! Não, não é para você criar uma baqnda de heavy metal! E muito menos para construir uma caixa forte feita de aço. O exagero de qualquer um dos elementos causa desarmonia. Então, para trabalhar o metal no nível certo, utilize cores metálicas no ambiente (dourados, prateados, aço etc) ou enfeites decorativos feitos do elemento. A água vai aumentar seu poder de comunicação. E não só isso, a água é também o elemento que cria oportunidades, networkgin, sabedoria e capacidade de aprendizado. A cor azul é fortemente relacionada ao tema e vai muito bem no estúdio de um doutorando ou até mesmo em um escritório de um profissional de conteúdo, por exemplo. A química entre este elemento e advogados, investidores e doutores também é interessante, segundo os estudiosos do tema.

Mais alguns toques

Pelo que pude averiguar na rápida pesquisa sobre Feng Shui, a técnica é sobretudo um guia de organização. Sabe como é, oriental curte poesia. E o ocidental costuma interpretá-la como uma palestra xamânica. Mas não, temos um forte apelo prático em tudo isso. Nada vai funcionar, do elemento ao posicionamento, se o ambiente em questão não estiver livre, com espaços abertos, com a mesa limpa e organizada. Só assim a energia flui! Aproveitando estes toques, o ambiente de trabalho vai melhorar. Quem quiser, envie a foto de seu home-office para nossa FanPage no Facebook e compartilhe suas dicas de organização!