O design brasileiro sofreu uma enorme influência do design alemão, possivelmente devido a formação de Alexandre Wollner na ULM. Antes disto, não havia escolas de design por aqui. Não apenas responsável pelo inicio do design no Brasil, um dos precursores do concretismo brasileiro, fez mais sucesso aqui do em sua terra natal.

Max Bill, artista plástico Suíço (1908/1994), inspirou profundamente tanto o movimento concreto brasileiro quanto o britânico com suas filosofias e textos. Em 1950 ele fundou algo como a Bauhaus do pós-guerra – a Hochschule für Gestaltung, em Ulm, na Alemanha.

max_bill

 

Seu nome é ligado direta ou indiretamente a arquitetura de vanguarda, as artes plásticas, design de produto, tipografia, jornalismo, pesquisa e ensino, bem como a política.

Na Bauhaus de Dessau foi aluno Albers, Kandinsky, Klee, Moholy-Nagy e Schlemmer. Como um homem, Bill poderia ser difícil, mas seus projetos são caracterizados pela clareza, simplicidade, lógica matemática e uma abordagem utilitária.Os objetivos de seu trabalho são para fins sociais e politicamente responsáveis, tecnologicamente e esteticamente convincentes.

Foi professor da escultora Mary Vieira e o pintor Almir Mavignier, seus alunos na Europa. Influenciou muitos artistas brasileiros de expressão geométrica. Sua exposição em São Paulo em 1949, gerou o primeiro vínculo com a arte da ULM.

Mais um vez voltamos ao passado para buscarmos inspiração na simetria das formas geométricas do professor do designer mais aclamado no Brasil, Alexandre Wollner e que também serviu de inspiração para muitos concretistas como Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Ronaldo Azeredo e outros artistas como Ferreira Gullar, Lygia Clark e Hélio Oiticica.

Em 1920 tudo era feito pensando no passado.A profissão tem se tornado entediante porque todas as ferramentas estão em uma única caixa.Se você for preguiçoso, isso é bastante confortável, mas continua chato – Stefan Sagmaister

Então porque não se mexer? Buscar através de outra maneira? Às vezes, a resposta está por aí em um passeio pelo parque, naquele esboço do caderninho, que você fez aguardando o ônibus e naquelas anotações que você fez enquanto olhava seus filhos descansarem no final da tarde de domingo. Receitas de bolo próximas de sua mesa, com vetores, arabescos ou paletas de cores prontas, não são soluções definitivas para o seu cliente. Pense nisto!

Obras

7241270662_2997c03905_b

2

g073a_max_bill_dist

 

A diferença entre os problemas de design que têm de ser resolvidos a cada dia e obras de pintura e escultura é apenas uma diferença de grau, e não uma questão de princípio – Max Bill