Carros elétricos inteligentes ajudariam a gerar energia para suas casas, segundo conceito da Nissan

Carros elétricos. Você sabe que isso é mais uma questão de “quando” do que “se vai rolar”, né? Modelos como os da Tesla Motors e da Toyota já podem ser visto em grandes cidades e, outro dia mesmo, em uma reunião em SP, embarquei num híbrido da marca japonesa.

Mas hoje trago aqui uma ideia interessante – ainda no campo do conceito – de outra marca da terra do sol nascente, a Nissan. É sabido que a grande barreira par a adoção deste tipo de veículo tem muito a ver com sua reduzida autonomia (algumas centenas de quilômetros por carga), fato que fica evidente quando a gente relembra do Elon Musk falando sobre sua ideia para baterias melhores.

Mas, no melhor clima “e se”, o pessoal da Nissan propõe o seguinte: por que não transformar as próprias cidades em estações de recarregamento? E, os carros, mini-usinas de força para prédios cada vez mais eco-friendly e inteligentes?

carros elétricos da nissan

A ideia é que o ambiente urbano e os carros vivam em simbiose, carregando suas baterias sem fio quando estacionarem na frente de prédios inteligentes. Estes por sua vez, receberiam a carga excedente dos próprios veículos para os utensílios do dia a dia.

E aí, acham que esse futuro vai nos encontrar ainda nesta década?