[caption id="attachment_19157" align="alignnone" width="640"]audote Au.dote: primeiro app para adoação de cães é um dos exemplos. Mas tem muito mais![/caption] Ao redor do mundo inúmeros projetos de tecnologia e inovação só se tornam realidade através do crowdfunding – também chamado de financiamento coletivo. O modelo de economia colaborativa se baseia em uma ideia genial e pessoas que acreditam no projeto, assim, contribuindo financeiramente para que ele aconteça. Os contribuidores geralmente recebem recompensas em troca, inclusive, o produto em primeira mão quando estiver pronto! As campanhas de tecnologia são frequentes nos Estados Unidos, entretanto, no Brasil o hábito ainda está crescendo. Por isso, separamos algumas campanhas de tecnologia nacionais que chamam a atenção pela inovação.

Projetos no ar!

Bluelux – Controle suas lâmpadas pelo smartphone

https://youtu.be/eAfKSE9FNbc A campanha, ainda no ar, já ultrapassou sua meta de arrecadação. Isso porque o produto é muito bacana: Bluelux é um dispositivo que conecta suas lâmpadas ao smartphone de uma forma incrivelmente simples e acessível.

PMK Fused – Impressora 3D Brasileira de Alta Qualidade

https://youtu.be/8Q-MXfwZOxE A impressão 3D é uma tecnologia revolucionária que permite materializar ideias e projetos a partir de um modelo 3D virtual. Há alguns anos, esta tecnologia estava disponível apenas para grandes empresas, devido ao seu alto custo, mas hoje, com uma impressora 3D, qualquer um pode materializar seus projetos em casa, escritório ou em seu ateliê.

Au.Dote – Apoie o melhor aplicativo para auxílio na adoção de cães

https://youtu.be/1OxS6G_OXno Au.Dote é o primeiro aplicativo de adoção de cães. Uma plataforma colaborativa e social que visa proporcionar melhor qualidade de vida para os mais de 20 milhões de cães que hoje precisam de um novo lar no Brasil. E o melhor é que mesmo que você não queria/possa adotar um cãozinho, você pode participar da adoção de milhares!

GUARDDY GPS Safe Watch

https://youtu.be/DQFR2DD3nTQ GUARDDY GPS Safe Watch é o menor, mais fino e mais protetor relógio GPS do mundo para crianças ou mesmo adultos. O aparelho contém, além do GPS, uma zona de segurança que pode ser personalizada e desperta um alarme caso ultrapassada, bluetooth, mensagens de voz, monitor de sono, monitor de passos e mais. Perfeito para pais com crianças pequenas ou idosos com Alzheimer.

Cases de sucesso

Alguns projetos já decolaram, distribuíram suas recompensas e fizeram criadores e consumidores felizes. Veja só:

Mecânica em Miniatura: na palma da mão!

https://youtu.be/IzLWGfEJ1XU Para os engenheiros de plantão: o projeto Mecânica em Miniatura envolvia modelos em escala 1/6 dos principais sistemas da engenharia automotiva. São sete kits disponíveis: Bloco inferior, Cabeçote, Transmissão, Suspensão dianteira, Suspensão traseira, Direção e Freios. Juntos, os kits formam um modelo genérico de carro na escala 1:6. A campanha arrecadou 198% de sua meta inicial!

Aplicativo para mães

https://youtu.be/K4_WU_U0WYE A mãe de primeira viagem Gabriela, que durante muito tempo pesquisou informações sobre gravidez e maternidade, resolveu juntar todos os dados importantes para qualquer mãe em um único aplicativo. Segundo a criadora, o celular está em nossas mãos 90% do tempo e seria o jeito perfeito de ter as informações ao alcance a qualquer hora. Ultrapassou a meta inicial e pôde colocar o projeto em prática. Ufa! Quanta ideia boa e inovadora. Qual delas você mais curtiu? Tem outro exemplo nacional que gostaria de compartilhar? É só comentar!