As startups brasileiras de maior sucesso e os seus fundadores com certeza têm muito a nos ensinar. A chance de começar enxuta, muitas vezes com apenas uma pessoa, e conseguir um investimento ao ponto de crescer absurdamente, muitas vezes demanda um empreendedor muito dedicado e estratégico por trás. E foi assim com diversas delas, que hoje são empresas consolidadas no mercado, repletas de clientes muito satisfeitos, e que embolsam diariamente uma bela quantia de dinheiro. Mas o que será que esses empresários fizeram para chegar nesse ponto? Nada diferente do que qualquer um poderia fazer! Eles apenas saíram da caixa e pensaram em negócios que resolviam problemas, que ajudavam as pessoas e que facilitavam a vida de alguém. Depois, bastou estruturar o modelo de negócio de maneira estratégica e cuidadosa. Simples assim? Não, nada aconteceu da noite pro dia e as suas trajetórias foram de muita persistência e superação. Assim como todos os projetos que dependem de investimento, os deles também receberam muitas “portas na cara” e muitos “nãos”. E essa é exatamente a reflexão que quero propor. A ideia é que as histórias que você vai ler te inspirem a tentar, a persistir e a evoluir enquanto empreendedor. Aproveite a leitura!

3 fundadores de startups brasileiras de sucesso

Nesse artigo vou citar 3 empreendedores de startups brasileiras. Você vai perceber que todos optaram pelo empreendedorismo digital, um tipo de negócio que está em alta, tem grande demanda e que, portanto, tem mais chances de garantir bons resultados. Hoje você vai saber mais sobre o Tallis Gomes, o João Pedro Resende e a dupla Benjamin Gleason e Thiago Alvarez (na verdade são 4 e não 3, mas como são 3 empresas, vamos manter o número) e o que eles fizeram para conquistar o sucesso.

Tallis Gomes – Easy Taxi

Com certeza o Tallis merece estar no topo dessa lista. Você sabia que antes da Easy Taxi ele abriu dois negócios de tecnologia que não deram certo? Isso mostra que o fracasso pode acontecer com todo mundo. O que nos resta nessas situações é aprender com os erros e fazer melhor da próxima vez. Mas vamos falar do nosso empreendedor. Tallis nasceu no interior de Minas Gerais e teve a sua grande ideia quando, em uma noite chuvosa, passou muito tempo ligando em cooperativas de táxi para conseguir um carro. Sem sucesso e inconformado com o desrespeito, ele decidiu desenhar um modelo de negócio que resolvesse esse tipo de problema. Com o projeto pronto, Tallis se inscreveu em um concurso de ideias, só que ficou apenas em quarto lugar na colocação, o que não foi o suficiente para conseguir o tão esperado investimento. Mas não pense que o empresário desistiu assim tão fácil. Se tem uma coisa que ele tinha certeza é que a sua ideia era realmente promissora. Foi quando teve o apoio de 3 sócios para dar mais corpo ao projeto, que acabou chamando a atenção de alguns investidores. No final das contas, a Easy Taxi vale hoje mais de um bilhão de reais e de quebra o nosso empreendedor ainda foi eleito pela Forbes como um dos 30 jovens mais inovadores do Brasil!

João Pedro Resende – Hotmart

João também teve uma trajetória de muita persistência. Ele era recém-graduado em Computação e tinha bastante experiência com internet, sites de jogos e tráfego. O empreendedor aproveitou sua expertise para tentar vender infoprodutos em um momento que esse mercado estava cheio de golpistas. Sim, na época, muitos produtores digitais trabalhavam dessa forma. Mas ele não desperdiçou o seu tempo reclamando do cenário e lamentando as dificuldades. Na verdade, João aproveitou esse problema para encontrar uma boa oportunidade de negócio. Primeiro ele criou uma landing page simples com 3 perguntas para os potenciais clientes da plataforma. Foi isso que garantiu uma lista com 2000 leads. Como ele tinha poucos produtos disponíveis, cadastrou apenas as 100 primeiras pessoas que mostraram interesse. As outras poderiam ter acesso se fossem convidadas pelas cadastradas. A estratégia deu certo! A quantidade de clientes aumentou consideravelmente, assim como os produtos cadastrados e os afiliados. Com mais produtos disponíveis, as pessoas puderam entrar no Hotmart sem depender de convite. Mas João não tinha ainda chegado onde queria. Tinha que achar uma forma de ganhar autoridade no seu mercado para conquistar ainda mais clientes. Ele então criou um blog com conteúdos relevantes, o que fez com que a empresa fosse percebida por infoprodutores e autoridades em marketing digital, que começaram a fazer propostas de trabalho. Após muitas tentativas de buscar parceiros para ajudar o seu negócio crescer, João acabou recebendo um destaque em uma competição de startups e conseguiu uma parceria importante com o Buscapé, o que mudou totalmente o rumo do negócio.

Benjamin Gleason e Thiago Alvarez - Guia Bolso

Os empreendedores simplesmente criaram esse genial aplicativo voltado a finanças pessoais, capaz de sincronizar as informações bancárias para acompanhamento da evolução dos gastos. Pra melhorar, ele também faz um planejamento com os limites de despesas para cada categoria. A ideia é ajudar as pessoas a ganharem mais, gastarem menos e guardarem um pouco de dinheiro. Quer aplicativo que resolve mais problemas do que esse? Mas vamos conhecer um pouco da história desses dois. Você vai ficar no mínimo intrigado com a coragem que eles tiveram! Benjamin e Thiago eram, assim como muitos aspirantes ao empreendedorismo digital, dois empregados muito bem sucedidos em seus empregos. Mas isso não fez com que desistissem dos seus propósitos. Corajosos, eles resolveram arriscar e sair dos trabalhos para dar mais corpo a uma ideia que já estava na mente deles: ajudar as pessoas a lidar melhor com o dinheiro. Só que o mundo não estava preparado pra isso. Os empresários tiveram que enfrentar a resistência com relação à sincronização da conta bancária com um software até então desconhecido. A apresentação aos investidores precisou ser muito estratégica e mostrar que de fato o aplicativo tinha diversas vantagens e que o sistema era realmente robusto. Que bom que eles conseguiram o que queriam! Quando o aplicativo foi finalmente liberado nos smartphones e nos iPhones, o negócio deslanchou de vez. O Guia Bolso foi inclusive escolhido pela Apple como um dos melhores aplicativos de finanças pessoais do mundo. Nesse momento os downloads realmente não pararam de acontecer! De lá pra cá diversos investimentos foram feitos na startup, que só cresceu e passou a ser uma das melhores empresas do Brasil. Agora que conhece mais sobre esses 3 fundadores de startups brasileiras de sucesso, o que acha de se inspirar nessas histórias? Se você se sentiu motivado, deixe aqui a os seus comentários!