adidas-parley-for-the-oceans-recycled-sneakers-1.jpg=s750x1300   Você já ouviu falar da ilha de lixo que se formou no oceano pacífico? Ela tem uma área quase do tamanho do estado de Minas Gerais e é composta basicamente de papel e plástico. Estima-se que 10% de toda a produção de lixo do mundo vão para os oceanos e o que flutua contribui para aumentar essa ilha e destruir cada vez mais o ecossistema marinho. Um grupo de ativistas defensores da natureza em parceira com uma empresa fabricante de tênis uniram forças e coletaram uma quantidade desse lixo com o intuito de transformá-lo em uma ideia. A reciclagem e utilização desse material para a fabricação de um tênis como uma maneira inteligente de agregar utilidade ao retorno desse lixo transformado para o reuso da sociedade. Nasce então o protótipo de um tênis fabricado a partir de materiais reutilizáveis.

Uma ideia que pode influenciar as nossas vidas?

O governo tem a responsabilidade, mas não o interesse em cuidar das questões ambientais e, sem motivação, as pessoas esperam sempre uma atitude de alguém influente e que tenha condições para fazer algo grandioso e inspirador por elas. Algumas marcas estão navegando nessa ideia e adotando o conceito como uma forma de motivar as pessoas demonstrando a sua preocupação com a poluição do meio ambiente. A ideia de produzir um tênis com o lixo recolhido nos oceanos é um começo que inspira uma nova visão. Até o lixo tem o seu valor e se, houver uma boa ideia de aplicabilidade para ele, o conceito de matéria-prima pode mudar o rumo da produção no mundo. Sem contar que, essa inovação, contribui fortemente para a regeneração do meio ambiente.

Uma nova forma de pensar um antigo problema

A matéria-prima utilizada para a fabricação do tênis é basicamente composta de plástico, mas uma grande quantidade de material de rede de pesca foi recuperada no mar e será aproveitada para incorporar o modelo. O tênis vem com um propósito de mudar a forma como acontecem os processos produtivos das empresas atualmente. Ele demonstra que existe tecnologia suficiente para transformar o lixo em matéria prima e, finalmente, podendo resultar em um produto de valor no mercado. A reciclagem de lixo para a transformação em matéria-prima para a produção industrial surge como uma ideia inovadora e que pode beneficiar o meio ambiente despoluindo os oceanos, as empresas tendo matéria-prima mais barata e as pessoas obtendo o acesso a produtos de qualidade com preços mais acessíveis. E você, o que achou dessa ideia? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com agente!