espaço de trabalhoMuito do seu bem estar tem a ver com o seu espaço de trabalho. Ainda mais quando o seu local de trabalho é a sua casa. Quem trabalha com home office sabe que não dá para ficar usando a mesa de jantar para trabalhar, pois todo dia terá que montar e desmontar seu escritório.

Além disso, sem um espaço próprio para o trabalho prejudica a produtividade e a sua qualidade de vida. Até porque, não é confortável trabalhar sentado numa cadeira sem o mínimo de comodidade, e muito menos na cama. Garanto que suas costas não vão gostar.

Para começar, sua mesa de trabalho precisa ficar, de preferência, em um local com pouca movimentação de pessoas. Assim, você não será distraído enquanto trabalha. Escolha um canto que esteja um pouco ocioso e se instale. Dê preferência para um lugar em que você veja para fora da janela, pois ele vai ser bem iluminado e ventilado.

Pensar no conforto é essencial

Não vai ser preciso muitos móveis para montar seu espaço de trabalho: uma mesa, uma cadeira e alguns organizadores. Porém vale a pena dedicar um tempo na hora da escolha da mesa e da cadeira. Pois é preciso que elas sejam bem confortáveis, afinal é ali que você vai passar a maior parte do dia.

Teste a altura da mesa e o tamanho do tampo. Tenha a certeza de que sobre ela caberá seu computador e outras coisas que utiliza com mais frequência. E é importante que sobre algum espaço sem nada. A ideia é não deixar tantas coisas sobre a mesa, apenas o necessário.

Em relação à cadeira, veja se ao sentar sua coluna fica em contato com o encosto e ao mesmo tempo, seus pés alcançam o chão. Se você perceber que o acento é maior que o ideal para você busque por outro modelo de tamanho menor. No fim das contas, suas costas vão agradecer por ficarem apoiadas da maneira correta no encosto.

Organização sobre a mesa

organizaçãoSeu local de trabalho precisa ser funcional e nada melhor do que contar com o auxílio dos organizadores e nichos para essa tarefa. Sabe a parede que está na frente da sua mesa ou do lado? Então, é nela que você vai colocar os nichos. Neles podem ser colocados livros e objetos que você precisa usar às vezes, enquanto trabalha.

Já os organizadores vão ficar sobre a mesa para acondicionar canetas, lápis, clips, régua e outros objetos pequenos. Uma outra ótima forma de organizar é comprar bandejas para papel e, assim, guardar ali os papéis que precisa consultar. Sim, apesar de estarmos numa era tecnológica, alguns profissionais ainda os utilizam. Quando não precisar mais desses documentos, podem ser arquivados, ir para o lixo ou ter outro destino.

Ergonomia nas ferramentas

Não adianta prestar atenção apenas na cadeira e na mesa para que fiquem bem confortáveis. Se você usa mais de um computador ou notebook em conjunto com uma tela a mais, disponha eles de tal forma que os dois monitores fiquem ao seu alcance de visão, sem precisar movimentar muito a cabeça para os lados.

Outra atenção ao tamanho do mouse, ele precisa se encaixar na sua mão de forma que não sobre nem mouse e nem mão. E compre um mousepad que tenha um apoio para seu pulso. Dessa forma, seu pulso não vai sofrer.

Sua personalidade na decoração

Crie um mural na parede, pode ser na que estão os nichos. Esse mural pode ser feito de várias formas, como: grade de metal, quadro de cortiça, quadro branco ou apenas pinte um espaço da parede com tinta para quadro negro.

Nesse espaço você pode colocar avisos importantes, fotos, mensagens de motivação e até alguma ilustração que você gosta. Mas claro, de forma organizada. Além disso, pode colocar uma luminária para que nos momentos em que precisa de mais iluminação é só usá-la.

Tente deixar tudo no mesmo estilo de decoração, no caso o seu. Se prefere um espaço mais formal utilize cores mais discretas como cinza, preto e branco. Além de escolher móveis clean. O importante é você se sentir bem no espaço em que vai trabalhar. Afinal, isso influencia diretamente na sua produtividade e bem estar.

Tenho um cachorro, o que fazer?

animaisSe você possui um animal de estimação que fica solto pela casa e ele não te distrai enquanto trabalha e até te traz tranquilidade, então está tudo bem. O problema maior é quando sua produtividade cai por conta da distração. Quando isso acontecer é preciso estabelecer um limite. A solução pode ser mudar seu local de trabalho para um cômodo com porta e poder fechá-la enquanto estiver trabalhando.

E aí, como é seu espaço de trabalho? Ele oferece as condições que você precisa, te traz conforto e é funcional? Ou ainda você se encontra com um escritório itinerante na mesa de jantar? Bom, aproveite as dicas e melhore seu local de trabalho, para ter um dia mais agradável.

Tem alguma dica a mais para acrescentar? Então deixe-a nos comentários.