No episódio 29 do FalaFreela, nosso podcast, em resposta a pergunta do leitor/ouvinte Wendley Leal, disse que para questões como a dele a melhor coisa era “evocar a boa e velha disciplina”. Na dúvida, ouve aí: https://soundcloud.com/falafreela/falafreela_ep29_reunioes-mp3?in=falafreela/sets/segunda-temporada   Para responder a dúvida título deste post e determinar qual a melhor hora para acordar em seu home-office, o caminho é semelhante. Depois de conquistar o privilégio da independência, instalado em seu próprio local e ritmo, envolto por tudo aquilo e aqueles que você mais gosta... vem a rotina E com ela, um pouco de dificuldade em estabelecer uma rotina saudável e produtiva. Uma das questões que assola o freelancer é a determinação do horário de início de seus afazeres diários. Muita gente, liberada do ambiente tradicional, do chefe a espreita, da pressão dos amigos, vê desaparecer o compromisso e as horas em procastinações e tarefas inúteis resultando num final de dia não muito bom com a sensação de que nada aconteceu. Tem como evitar esse tipo de coisa? Sim, claro.

Primeiro, o freela full-time.

Seu chefe é você, seu colega de trabalho é você. Mas os clientes não. Os clientes, são os outros. E para melhor atendê-los, vale fazer uma conta simples. Que horas a maioria dos seus clientes está ativa e atenta ao seu rendimento? Nove horas da manhã? E quanto tempo VOCÊ precisa para estar ativo e atendo? Uma hora? Então, meu caro, é simples: programe-se para acordar às sete horas da manhã, ora. Digo isso porque não vale a pena no médio e longo prazo ir retirando da sua vida horas devotadas a qualidade e ritmo mais amigável de vida. É muito comum os primeiros meses de atividade em home-office ocasionar as temíveis lesões por esforço repetitivo (LER), menos horas para a família e outras coisas mais. E daí você se pega pensando se foi boa ou não a decisão, já que você se sente trabalhando mais e a todo momento. Para evitar isso, faça a aritimética simples que indiquei no início: subtaria da hora inicial a quantidade de tempo que você leva para realmente acordar e dar uma pinta na turma da casa. E daí comece.

E quem só faz freela nas horas vagas?

Bom, se os freelas não são a primeira atividade do dia, esse post não se aplica. Mas, caso seja, utilize o mesmo raciocínio do perfil anterior. Caso não, lembre-se que você está utilizando suas horas vagas. E ponto. Se depois disso , ainda tentar reaver esse tempo que seria dedicado ao descanso, a coisa pode complicar. Se a hora vaga virou de freela, não transforme a hora de trabalho ou faculdade em hora vaga, né?

Concluindo

A hora de acordar e a hora de “abrir a lojinha” são momentos diferentes. Invista na qualidade de vida e seu tempo futuro será o de tranqüilidade, de sobra, de qualidade de vida. E vocês, que horas acordam para iniciar os trabalhos?