Sabe aquele dia em que você não consegue fazer check-in em nenhuma tarefa? Pois é, eu também passo por isso!

Ao contrário do que muitos pensam, eu não tenho superpoderes. Sou uma pessoa comum e que tem que se esforçar todos os dias arduamente para conseguir bater as minhas metas de produção. Claro que eu tenho uma certa experiência no que se refere a produtividade, mas saibam que eu tenho tanta dificuldade quanto qualquer um de vocês e de vez em quando eu me vejo num dia MEGA improdutivo sem poder. E aí, o que fazer? Pois é, acontece com todo mundo. Agente vai dormir pensando que o dia seguinte será importante, pois você tem uma lista recheada de coisas bacanas pra fazer. Então você acorda bem disposto, senta na sua cadeira confortavelmente ergonômica, liga o seu computador ultra-potente e começa a trabalhar. Então, o dia passa e surgem os primeiros problemas. Você tenta resolve-los daqui, dali, mas nada de conseguir matá-los. Então chega a hora do almoço, então você pensa: "na volta eu vejo isso melhor". E aí, quando você percebe, o dia passou e NADA do que você planejou foi feito! Apesar de não reconhece verbalmente, mas no fundo você sabe que está num dia IMPRODUTIVO!

E agora? Quem poderá nos ajudar? #ChapolimColoradoFelings

[caption id="attachment_14075" align="aligncenter" width="600"]E agora? Quem poderá nos ajudar? E agora? Quem poderá nos ajudar?[/caption] Recentemente, eu passei por uma situação parecida com essa e perdi um dia de trabalho numa semana bastante corrida. O resultado final foi algumas horas extras em 3 dias seguidos para compensar. No fim do dia, ainda atordoado com os sentimentos, acabei fazendo algumas anotações no Evernote sobre o ocorrido, e óbvio pensei: "Isso dá um bom artigo lá no Carreira Solo!" Bom, a primeira coisa que temos que fazer quando isso acontecer é lembrar da célebre frase de Douglas Adams, o autor do famoso livro O Guia dos Mochileiro das Galáxias. [caption id="attachment_14076" align="aligncenter" width="600"]DON'T PANIC! DON'T PANIC![/caption] Entrar em pânico é a última coisa que você tem a fazer. Se você é um freelancer que se esforça bastante e está sempre focado, estará trabalhando com uma certa folga e um dia a menos na sua produção não será um grade problema! Mas se você é um "freelancer bombeiro" vai precisar das dicas abaixo para não ter que virar mais uma noite na sua vida para cumprir o seu trabalho.

[related-posts] Reconhecer o problema é o primeiro passo

Quanto mais rápido você identifica que está num dia improdutivo, melhor. Lembram que naquele famigerado dia eu levei praticamente o dia TODO para me dar conta disso? Então, é isso que temos que nos policiar. Quanto mais rápido reconhecermos essa incapacidade momentânea, mais brevemente voltamos à rotina produtiva. Da mesma forma que precisamos de metas para produzir nosso trabalho, nós precisamos estabelecer um deadline para "entrar nos eixos" da linha de produção. Passado esse limite, é hora de por em prática o Plano B. Seguem as minhas opções:

Leia um bom livro, ou uma HQ!

Uma boa história sempre faz com que sejamos teletransportados imediatamente para um outro mundo não é mesmo? Reserve então pelo menos um hora para essa atividade. Imaginar lugares, personagens e suas relações podem ajudar a você relaxar e reencontrar o equilíbrio necessário para um dia produtivo.

Faça uma caminhada

Steve Jobs dizia "eu penso melhor quando caminho". Eu também! Tanto que é muito comum eu calçar o tênis de vez em quando e dizer para a minha esposa "vou andar e pensar um pouquinho" e ponho o fone de ouvido com uma boa trilha sonora de filme ou série e saio sem rumo pelas calçadas. Volto renovado.

Tome um bom banho

Muitos dizem que a água tem poder medicinal. E não importa se o banho é frio, quente, gelado ou pelando. 15 minutinhos de água corrente deixando apenas a tensão sair, certamente ajudam muito a renovar o espírito de um dia problemático.

Jogue videogame

Muitas empresas possuem consoles de games em suas sedes justamente para ajudarem os funcionários a aliviarem a pressão de trabalho. Claro que a não é para você ficar CS o dia todo, mas certamente jogar Guitar Hero 3, cantando "Killing in the Name Of" do "Rage Against the Machine" bem alto provoca uma boa adrenalina. Eu recomendo!

Tire uma soneca

Em alguns países a soneca após o almoço é Lei! Empresas interrompem o expediente para a famosa "siesta", que segundo os adeptos "opera milagres"! Então se o seu dia está se arrastando e você não consegue focar na produtividade, pegue um travesseiro, coloque uma música relaxante, feche os olhos e tire um cochilo. Certamente você vai retornar novinho em folha! Só não se esqueça de colocar o relógio para despertar hein!

Assista um bom filme

Assim como um livro, um filme ou uma série nos ajudam a emergir para um lugar completamente diferente da nossa realidade. Se a produção ficar travada é hora de ligar no "Game of Thrones" e tentar adivinhar quem será o próximo personagem a ser decapitado pelo George R. R. Martin. É diversão garantida!

E se nada disso der certo?

Pode ser que isso aconteça também! Afinal, essas são as minhas alternativas. Mas se você tentou de tudo e o dia chegou ao fim, encerre o expediente mais cedo e vá dormir. Com um corpo bem descansado e alimentado, certamente o dia seguinte será melhor pra você!