Antes de tudo, vamos esquecer o termo Portfólio. Isso porque em sua melhor tradução ele representa os trabalhos na íntegra, ou seja,  uma lista de trabalhos de um profissional. Para um editor de vídeo pode se mostrar impossível! Pense que, mesmo que você selecione três trabalhos para apresentar, isso deve totalizar aproximadamente uma hora e meia. Nenhum cliente vai assistir isso tudo.

Sendo assim, na área audiovisual, dois tipos de exibições servem para substituir o Portfólio: Demo Reel e o Promo. Vamos entender neste post como cada um deles deve ser montado e quando utilizar um ou outro.

O Demo Reel

Pode ser considerada sua peça de divulgação principal, o totem de todos os seus trabalhos. É recomendável que seja atualizado (no máximo) semestralmente conforme suas capacidades como editor de vídeo vão melhorando.

O Demo Reel deve contar com as melhores cenas dos seus melhores trabalhos em um pequeno vídeo de 30 segundos à 1 minuto (intervalo de tempo ideal). Não tente fazer um Demo Reel com cinco minutos, isso é cansativo e seu cliente irá perder a atenção.

A ideia é conseguir capturar a total e completa atenção do cliente para que ele possa procurar nas plataformas digitais relacionadas ao profissional as obras que aparecem na apresentação.

Conforme você for se tornando um profissional com mais e mais trabalhos concluídos, o seu Demo Reel vão começar a ficar entre um minuto e dois minutos, isso deve ser uma espécie de linha limite. Segue o exemplo de um Demo Reel muito interessante:

Para pode criar um bom Demo Reel, três itens são indispensáveis:

1 - Movimento: tudo se move, seja em tilt, em pan ou em traveling/dolly. Certifique-se de usar sempre cenas em que a câmera não esteja parada, use cenas de câmera em tripé somente se realmente a cena for MUITO boa. A sensação de movimento é um dos componentes mais importantes para chamar atenção

2 - Música: a música marca, cria uma identifcação com o tipo de material com o qual você normalmente trabalha e dita a velocidade da edição, escolha bem a música que vai servir de trilha sonora para o seu Demo Reel

3 - Sincronia: componente fundamental, ele depende entrissicamente dos dois componentes anteriores. Com boas cenas e uma boa trilha, a única coisa que falta é a sincronia. As mudanças das cenas devem ser levadas pelas batidas da música e a tensão pelo rítmo da música.

Promo Videos

Se o Demo Reel representa um desafio à edição, transformando-se em uma peça centro das suas qualidades como editor, o Promo é o seu pesadelo comercial. A dificuldade está não na execução, mas na viabilização deste material. Explicando: você precisa pedir autorização prévia à seus clientes para poder disponibilizar trechos de material produzido. Você precisa se precaver e manter uma cláusula no contrato com os clientes, da utilização de até 10 minutos do vídeo gravado para criação de um vídeo comercial próprio que será veiculado como sua apresentação profissional.

O problema é que muitos clientes não gostam nem um pouco de ter sua intimidade (digamos um casamento, por exemplo) disponibilizadas online. Por isso é essencial uma boa comunicação na ocasião dos trabalhos. Caso não tenha pensado nisso nos seus primeiros serviços, entre em contato com o antigo cliente e ofereça um desconto para o próximo serviço em troca desse aditivo contratual, e lembre-se, tenha todos os acordos sempre POR ESCRITO.

Após conseguir selecionar as obras que mais lhe agradam e obter a autorização de uso, é necessário fazer a edição deste material de forma que, como sempre, as cenas mais lindas apareçam, sempre em ordem sequencial do evento editado. Não digo para maquiar um trabalho ruim mostrando as partes boas, mas para aproveitar o que você tem de melhor dentre o material disponível.

Espero que estas dicas tenham ajudado vocês, porém lembrem, regras são feitas para ser quebradas. Desde que com bom senso é possível contornar essas limitações impostas pela mídia e criar algo criativo.