Cada vez mais encontramos pessoas que sofrem de ansiedade. Talvez seja pela correria do dia a dia, ou talvez por conta do jeito que vivemos hoje em dia com informações chegando na tela do smartphone a toda hora. A questão é que esse novo jeito de viver está trazendo estados emocionais pouco conhecidos a algumas décadas.

Se você sofre de ansiedade, sabe a dificuldade que é se concentrar em algo que esteja fazendo quando ela chega. Sabe também que é complicado controlar os pensamentos que vêm à mente dizendo que tudo dará errado e que você não conseguirá terminar o trabalho a tempo. Isso prejudica muito o trabalho, fazendo de um dia que poderia ser produtivo se tornar um desastre.

Mas calma, respire. Estamos aqui para trazer algumas dicas de como dar a volta por cima e controlar a ansiedade quando ela chegar.

7 dicas de como controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade requer tempo e prática diária. Mas sempre que sentir que ela está chegando pratique alguma das dicas abaixo para se acalmar:

1. Pratique a respiração profunda

A ansiedade faz com que respiramos mais rapidamente. Logo, ao controlar a respiração, estamos controlando a ansiedade. A respiração profunda tem como benefício o relaxamento, e é bem simples de realizá-la.

  • Sente com a coluna ereta e os ombros relaxados.
  • Inspire de forma lenta e profunda, demorando 4 segundos para encher seus pulmões de ar.
  • Tranque a respiração por 3 a 4 segundos e expire lentamente, levando 4 segundos para liberar todo o ar.
  • Sempre respire pelo nariz e de modo que sua barriga infle na inspiração e esvazie na expiração.

Repita 10 vezes esse ciclo e, se ainda sentir que não está relaxado, repita mais 10 vezes.

2. Caminhe um pouco

caminharSentiu que a ansiedade começou a chegar, respire e levante para dar uma caminhada. Se possível, caminhe por lugares onde há árvores, como um parque. Faça isso por 30 minutos e se tornará outra pessoa.

Praticar exercícios aeróbicos, como a caminhada, é ótimo para quem sofre com a ansiedade. Ao se exercitar o corpo libera endorfina, o hormônio da alegria. Além disso, os hormônios do estresse vão embora e os músculos do seu corpo ficam mais relaxados, pois liberam a tensão e energia armazenada.

O ideal é que você pratique, pelo menos 3 vezes por semana alguma atividade aeróbica, como dança e corrida. Você se sentirá mais disposto, alegre e relaxado durante o dia.

3. Escreva seus sentimentos

Uma ótima terapia para os momentos de ansiedade é escrever o que você está sentindo.

Faça uso de um diário e toda noite anote quais foram os sentimentos durante seu dia.

Escreva também sobre como se sente e o que levou a ficar ansioso. Esse hábito possibilita que você foque seu pensamento e descubra como controlar esse estado alterado.

4. Faça algo

Ficar sentado e irritado com a ansiedade não vai melhorar sua situação. Levante e vá fazer algo como pintar, lavar a louça que sobrou do almoço, arrumar a cama, comprar comida, desenhar, jogar. Enfim, faça algo para distrair sua mente e, de preferência, algo que você goste.

5. Ouça músicas alegres

ouvir músicaA música mexe com nossos sentimentos e nosso estado emocional. Ao ouvir uma música triste, por exemplo, somos levados a ficar mais introspectivos e, de certa forma, triste. Enquanto que uma música alegre vai levantar o astral e nos deixar mais feliz.

Quando estiver passando pela crise, selecione algumas músicas que são alegres e que você curte e dê play. Se possível, já crie uma playlist só com essas músicas. Assim, quando precisar é só colocá-la para rodar.

6. Converse com um amigo

O simples ato de colocar para fora o que você está sentindo alivia suas tensões e a ansiedade. Então, ligue para um amigo ou alguém da família em que você confia e fale sobre o que está sentindo e como foi seu dia.

Esse ato vai distrair sua mente, ainda mais pelo fato de estar conversando com alguém que você gosta. Assim, a ansiedade não tem espaço e tende a diminuir.

7. Faça algo relaxante

yogaDescubra algo que faça com que você relaxe, pode ser yoga, meditação, pintar, tocar um instrumento ou montar um cubo mágico. Ao se sentir ansioso pare o que está fazendo e realize alguma dessas atividades.

Mais uma vez sua mente está sendo distraída e levada para um lugar de coisas que trazem alegria e relaxamento. Se possível, tente incluir na sua rotina a prática de alguma dessas atividades. Assim, todo dia terá uma dose de relaxamento.

A ansiedade parece ser algo que necessita de atenção e quanto mais atenção damos à ela, mais ela cresce. Por isso, é importante deixá-la de lado e distrair sua mente. Lutar contra sua existência só vai piorar as coisas.

Bom, mas agora que você já sabe algumas formas de como se distrair, tente colocá-las em prática da próxima vez que a ansiedade der as caras.

Nos conte nos comentários o que você faz para relaxar quando está ansioso.