walmar_solo.jpgWalmar Andrade, jornalista e desenvolvedor web, é autor de um blog que acompanho sempre, o Fator W. O grande barato é ver um Profissional Freelancer surgir assim, através de um e-mail: "Sempre admirei a galera que aparecia no CarreiraSolo dizendo que está alçando vôos próprios e agora chegou a minha vez :)". Que nada Walmar. Agora é a vez dos leitores conhecerem um pouco sobre sua carreira. Conta aí. Como começou?
O início de tudo mesmo ocorreu por volta de 1994, quando eu tinha 12 anos e comecei a explorar o universo dos BBS a 2400 BPS. Um ano depois, já estava na internet "construindo home-pages" no bloco de notas e depois no editor do Netscape. Tomei gosto pela coisa e sempre vi a internet como uma rede de pessoas e não de computadores. Justamente por isso acabei cursando a faculdade de Comunicação e não outra relacionada a tecnologia.
Tem firma legalizada?
Sim e posso dizer que só ajuda. Facilidade para emitir nota fiscal, para enviar boletos bancários com cobrança de manutenção, para participar de concorrências. Na minha opinião, compensa e muito o lado ruim, que é a burocracia.
Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Larguei o emprego tradicional em meados de 2007 para me dedicar à CarreiraSolo.
Como aborda e prospecta clientes?
Muitos chegam através do blog Fator W. Outros através de projetos que eu já produzi. E alguns poucos por indicação. Ainda não comecei a fazer uma prospecção ativa muito forte.
Costuma formalizar propostas?
Sim. Não só a proposta, mas também contrato e todos os documentos ao final de cada etapa de desenvolvimento. Se você quer que te tratem com profissionalismo, deve ser profissional ao extremo.
Qual foi o pior calote?
Nunca tomei calote. Sempre deixo claro em contrato que a primeira parcela é para o início do desenvolvimento e a última parcela é para a entrega do projeto. Já aconteceram atrasos, mas calote mesmo nunca.
O projeto ideal, como seria?
O projeto ideal só existe no mundo das idéias, então eu não fico sonhando com ele. Gosto de trabalhar com uma metodologia de produção e o cliente é sempre posto a par de como o projeto será desenvolvido. Com isso, os níveis de estresse são muito reduzidos.
Espaço livre
Meu recado para a Galerasolo é: invistam em si mesmos. Comprem livros, leiam blogs, façam cursos, aprimorem-se a cada dia. Ninguém sabe de tudo e é preciso estar em evolução constante para não ficar para trás.