felipegomes.gifFelipe Gomes é um daqueles profissionais com perfil raro: gosta de aprender e sobretudo de repassar tudo o que aprendeu. Acreditem: é a melhor maneira de ver seu conhecimento multiplicar. Responsável por toda "presença online" do apresentador Raul Gil e de sua produtora, Felipe dá importantes dicas para o pessoal que está chegando agora no mundo dos freelas. Só de treinamento o cara tem mais de 500 horas. Vamos conhecer um pouco desta história? O que anda fazendo agora?
Atualmente estou trabalhando para o Grupo Raul Gil, cuidando de todos os trabalhos on-line deles, desde o website oficial do apresentador de TV, aos seus artistas, hotsites de quadros que fazem destaque no programa, dentre outros projetos relacionados. Também estou trabalhando bastante com otimização de websites, ando fechando muitos freelances com esse tipo de trabalho. Creio que as empresas finalmente estão começando a se preocupar com os webstandards, com acessibilidade e usabilidade. Mas acho que o motivo que as leva a isso é o desejo de alcançar boas colocações nas ferramentas de busca e não pela preocupação com o usuário em si. Mesmo assim já é um bom sinal. Estamos evoluindo! :) Fora isso, escrevo colunas de Flash e Actionscript para os portais iMasters, MXStudio e Flash Brasil. É muito bom fazer esse tipo de coisa. Você evolui muito profissionalmente, conhece muitas pessoas, ajuda muitas outras e tem reconhecimento do mercado. Eu gosto muito! Também estou cursando o último semestre de Design de Mídia Digital, pela FIT – Faculdade Impacta Tecnologia.
Como começou?
Eu comecei a entrar na área de internet em 2001, quando meu pai me deu um pc e colocou internet em casa. Naquela época eu entrava nos websites e tinha curiosidade em saber como eram feitos, atualizados, quem estava por trás daquilo tudo. Por causa dessa curiosidade decidi estudar HTML, Javascript e Photoshop e algum tempo depois o Flash. Aprendi a maioria das ferramentas e linguagens auto-didaticamente, mas eu e meu pai achamos que seria interessante eu realizar cursos. Então optei pela Impacta Tecnologia, uma dos melhores centros de treinamento do país e lá fiz todos os meus cursos. Foram mais de 500 horas de treinamento, que vai desde Teoria do Design, Photoshop, Flash, CorelDRAW!, à lógica de programação, ASP, SQL. Eu achei que seria melhor me preparar para então entrar no mercado de trabalho, por isso decidi fazer todos os cursos que julguei necessário, só então entrei no mercado de trabalho em 2004, pois até então havia feito os cursos e realizado trabalhos pessoais e de pequeno porte. Comecei a trabalhar em uma agência localizada em Osasco/SP, a B2W - Business to Web, em setembro de 2004. Em fevereiro de 2005 eu saí de lá e no mesmo mês fui contratado para desenvolver o novo website do apresentador de TV Raul Gil e cuidar de todos os projetos do seu grupo, empresa em que presto serviço até hoje.
Como aborda e prospecta clientes?
Por incrível que pareça, de todos os meus clientes creio que menos de 10% foram abordados por mim. A grande maioria vem por indicação de colegas, clientes, de leitores dos portais em que sou colunista e outros até mesmo pelo Google. Tenho mais o trabalho de negociar com eles, marcando reuniões, discutindo briefings e alinhando os objetivos. Isso é muito bom, pois uma indicação vale muito mais do que uma abordagem. É bem mais eficiente!
Costuma formalizar propostas?
Sempre formalizo proposta aos clientes, vejo isso como uma obrigação. É necessário, pois se as atividades não forem documentadas e bem esclarecidas muitos problemas poderão surgir mais para frente e isso pode trazer muita dor de cabeça tanto a parte contratante, como a contratada. Por isso sempre formalizo propostas e depois que as mesmas são aprovadas, eu faço um contrato de prestação de serviços que deve ser assinado por quatro pessoas: pelo cliente, duas testemunhas e por mim. Acredite, pode parecer muita burocracia, mas não é. Muitos pensam que o cliente desistirá ou não se sentirá bem com tudo isso, mas eles gostam e se sentem bem mais seguro vendo que irão investir em algo que terá garantia e é feito com responsabilidade. Eu recomendo!
Qual foi o pior calote?
Graças ao meu bom Deus ainda não tomei nenhum calote! Espero continuar assim.
O projeto ideal, como seria?
O projeto ideal creio que já tive o prazer de desenvolver, que foi o desenvolvimento do website do apresentador de TV Raul Gil. Espero sempre pegar projetos assim! Tive total liberdade de criação, o pessoal da produtora confiou em mim, me dava todas as informações necessárias, as coordenadas e o que mais eu precisasse. O resultado final foi muito bom, o website teve um aumento significativo de visitantes únicos, de pageviews também e ganhamos o prêmio Top 10 no iBest em 2005 e 2006. Foi muito bom também pelo fato de ter alavancado minha carreira, pois com essa visibilidade de ter desenvolvido um projeto de porte, tive a oportunidade de aparecer nas principais publicações do país, como a Revista Webdesign, Revista Design Gráfico e Info Exame. A Impacta Tecnologia também percebeu que um aluno deles estava conseguindo um lugar ao sol no mercado de trabalho, fazendo sucesso e com isso fizeram uma campanha publicitária nessas mesmas publicações em que eu apareci e também no Jornal Folha de SP, publicando meu nome, trabalhos e sucesso profissional como sinônimo de um aluno Impacta Tecnologia. Enfim, foi um projeto muito bom pra mim, colaborou de diversas maneiras para meu crescimento, além de ter um resultado muito bom para o cliente.
Já acessou o Vagas.CarreiraSolo.Org? O que achou?
Acessei sim. Sou leitor do CarreiraSolo.org e tenho visto um crescimento bem grande nessa seção do website, muitas empresas têm procurado profissionais por lá. Acho esse tipo de serviço muito legal, pois além de fornecer conteúdo de qualidade aos usuários, o CarreiraSolo.org disponibiliza um espaço em que eles também podem se relacionar com as empresas e conseguir um emprego. Parabéns ao CarreiraSolo.org e mais especificamente a você, Mauro, pela iniciativa!
Espaço livre
Bom, gostaria de agradecer a entrevista e o espaço cedido a mim. Fico muito honrado em poder participar dessa seção aqui no CarreiraSolo.org, que é um blog que admiro bastante! Agradeço também a atenção dos leitores e dizer ao pessoal que está começando ou já entrou no mercado de trabalho que estudem muito, se preparem bastante, pois só assim vocês poderão realizar trabalhos de qualidade, serem reconhecidos pelos clientes e ajudar a fazer com que nossa área ganhe ainda mais respeito por parte das empresas. E quando digo estudar, não são só as ferramentas, muito pelo contrário. Um bom profissional de internet deve saber negociar, saber conversar, entender de tudo a sua volta, deve estar bem informado e estar em constante desenvolvimento. Pra quem quiser ler sobre minhas colunas de Flash e Actionscript, basta acessar os portais em que escrevo (iMasters, MXStudio e Flash Brasil). Para quem quiser manter contato comigo, será um prazer. Seguem meus contatos: Website: www.felipegomes.com.br E-mail: contato@felipegomes.com.br MSN: felipegomes@felipegomes.com.br Deus abençoe a todos vocês. Sucesso! Um abraço, Felipe Gomes