[ratings]
Onde está: São Paulo/SP
Porfólio: http://www.felipegomes.com.br
Blog: http://www.felipegomes.com.br/blog/
Contato: contato@felipegomes.com.br

Bio

Muito prazer, sou Felipe Gomes, 22 anos, nasci e vivo em São Paulo/SP. Sou formado em Design de Mídia Digital, pela FIT – Faculdade Impacta Tecnologia.

Trabalho com internet desde 2001, atualmente tenho em minha carteira de clientes nomes como: Raul Gil, Rede Record, Rede Bandeirantes, Wisecase, Delatech, Caio Mesquita, Plano Consultoria, Shark Brasil, Cantero Arquitetura, Luar Company, dentre outros.

Atualmente trabalho como Diretor de Criação e profissional SEO. Também sou colunista dos portais iMasters (Webmarketing), ComunidadeWEB (Webstandards), MXStudio e Flash Brasil (ambos Flash/Actionscript), todos referência em internet e tecnologia da informação no Brasil e América Latina.

Por que faz freelas

No começo da minha carreira, trabalhava como freelancer em segundo plano, sempre tinha um emprego fixo na área acompanhando meus freelas. Talvez porque naquela época ainda não tinha reconhecimento necessário do mercado pra me manter com as próprias pernas, o que graças a Deus acontece hoje em dia.

Trabalhar com freelas é muito interessante, tem me feito muito bem: posso viver de freelas sossegado, trabalhando no meu home-office, com meus próprios clientes e projetos. Tendo mais tempo para minha vida pessoal e social, sem perder quatro horas diárias ao volante – o que acontece com qualquer motorista comum aqui de São Paulo – e também tenho mais tempo para curtir a minha família, coisa que não fazia trabalhando fixo e com freelas.

Só que também tem suas ressalvas, afinal um profissional freelancer tem que prestar atenção e tomar algumas atitudes que um profissional CLT não precisa se preocupar tanto, pois vivendo de freelas, você geralmente não tem uma renda fixa.

É aí que entram algumas dicas: sempre que entrar um job novo, saiba separar uma parte pra você gastar agora e outra pra ficar guardada, afinal a entrada de novos projetos pode se tornar instável a qualquer momento, então você precisa estar preparado para possíveis épocas de vacas-magras.

Outra dica que eu dou aos freelancers menos experientes e que tem relação com a dica anterior, é não fazerem dívidas, principalmente as de longo prazo, elas podem se tornar um pesadelo no futuro. Sempre prefira adquirir seus bens à vista. É o melhor a se fazer!

Acho que fui longe demais, não é? A pergunta era porque faço freelas. Mas tudo bem, então vou dar a última dica pro pessoal: como você depende das próprias pernas, qualquer calote irá pesar única e exclusimente no seu bolso. Por isso, sempre negocie com contratos e propostas assinadas. Isso será muito importante pra você e para os clientes idôneos.

Venda seu peixe

Bom pessoal, agora é pra vender meu peixe, né? Antes disso, gostaria de vender o peixe do CarreiraSolo.org. Dizer pra vocês acompanharem sempre o portal, pois aqui são dadas excelentes dicas para trabalhar com freelas, desde negociação, até contratos, produtividade e muito mais! 🙂

E por último, gostaria de dizer pra quem quiser saber mais sobre mim ou manter contato, tanto para projetos, quanto pra pedir dicas, informações, seja lá o que for, acesse meu website, lá falo mais detalhadamente sobre minha carreira, meus clientes, formas de contato, dentre outras informações relevantes.

O endereço do meu website é www.felipegomes.com.br

Para quem quiser acompanhar meu blog, será um prazer: www.felipegomes.com.br/blog/

Deus abençoe a todos vocês

Sucesso!
Um grande abraço,
Felipe Gomes.