edu_carreirasolo.jpg Taí o Eduardo que não me deixa mentir: isso de ambientes com vocação para NetWorking ainda vai dar o que falar. Conheci o trabalho dele através de uma funcionalidade recém-implatanta do Camiseteria (favoritos), mandei e-mails, trocamos informações e aí está a entrevista deste Designer que, apesar de estar começando (quem não está?), traz boas informações para os demais leitores. Vale a pena conferir seu perfil também no Camiseteria e suas estampas. 1. Como começou?
Posso dizer que ainda estou começando, mas o interesse pela arte (e futuramente pelo design) já é antigo. Desde criança sempre gostei de rabiscar meus desenhos e deixar papéis voando pela casa. Talvez uma das maiores influências foi ter tido um pai arquiteto, que sempre me incentivou, fazendo eu gostar ainda mais dessa área tão divertida. Agora "profissionalmente" falando, comecei desenhando layouts para blogs e sites pessoais, fazia tudo aquilo apenas por diversão, passava o dia todo brincando no Photoshop. Cheguei a desenvolver sete layouts para mim em uma só tarde. Um pouco depois comecei a divulgar mais e cobrar por estes e outros trabalhos.
2. Tem firma legalizada?
Por enquanto ainda não. Eu e mais alguns sócios temos um projeto em mãos, pronto pra sair do forno. Só estamos esperando o momento certo para dar as caras. Fazer as coisas na afobação só dá prejuízo.
3. Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Há um ano atrás tinha dedicação fulltime aos freelas. Desse tempo pra cá, comecei a trabalhar em uma agência e meu tempo ficou bastante reduzido, ainda mais fazendo faculdade à noite. Mas quando tenho tempo livre e surge um freela interessante, eu aceito.
4. Como aborda e prospecta clientes?
Até hoje não precisei abordar nenhum cliente. Todos vieram até mim através do meu portfolio online, por indicações de amigos, familiares, ou porque viram algum trabalho assinado por mim e se interessaram. Manter contatos também é muito importante, principalmente com agências e outros designers.
5. Costuma formalizar propostas?
Este é um ponto seríssimo. Como disse no início da entrevista, ainda estou começando, portanto estou apanhando e aprendendo muito com tudo isso. Somente um trabalho foi formalizado e o interesse partiu do cliente. Há pouco tempo atrás peguei dois freelas. O prazo era curtíssimo mas entreguei rigorosamente em dia, virei a madrugada projetando e as peças foram aprovadas na primeira apresentação. Porém, até hoje não veio o retorno. Estou tentando acertar com o meu cliente pra não tomar calote. Se fosse formalizado seria mais fácil.
6. Qual foi o pior calote?
Esse último que falei, na pergunta anterior, é um sério candidato a virar o pior calote, mas tomara que não seja. Fora isso, acho que o pior não foi nem de um freelance e sim de uma empresa onde estagiei por um ano (supervisionado pelo CIEE) e que até hoje me deve uma boa grana.
7. O projeto ideal, como seria?
Sem dúvidas aquele que o cliente já chega com o briefing completo, material em mãos e disposto a confiar no meu trabalho. Liberdade para trabalhar, isso sim é muito prazeroso. A pior coisa que existe é cliente que não sabe o que quer, pede algo diferente do que circula por aí, mas no final tem medo de arriscar. Isso sem contar aqueles que não entendem do assunto e conseguem estragar um bom trabalho.
8. Indicaria de olhos fechados:
São várias pessoas, posso citar bastante? Aí é só escolher:
  • Guilherme Marconi: Um grande amigo. Designer gráfico e ilustrador de mão cheia. Talvez não precise nem de indicação.
  • Flavio Monteiro: Outro designer talentosíssimo. Gosto muito de suas soluções simples e eficazes.
  • Leo Salata : Um fotógrafo de primeira, gosto muito de seu portfolio.
  • Pablo Lobo : Também designer gráfico/ilustrador de muito talento e traço finíssimo.
  • Juliano Domingues : Designer e também ilustrador. Tem como característica principal, um trabalho graficamente bem-resolvido.
  • Diego Félix: Designer gráfico com um trabalho super clean e elegante.
  • Marck : Designer gráfico, tem um excelente traço e identidade forte em seus trabalhos.
  • Marcio Toledo : Pau pra toda obra. Trabalha com Motion Graphics, Design de Interfaces, Arquitetura de Informação, Web Standards, CSS, etc.
  • Theo França: Designer gráfico e ilustrador de altíssimo padrão.
Indicaria esses nove de olhos fechados, isso porque ainda faltou gente.
10. Espaço livre
Pelo pouco de experiência que possuo, devo alertar ao pessoal que está começando no mundo dos freelas: Olhos abertos. O Carreira Solo é um lugar perfeito para você encontrar informações fundamentais, compartilhar conhecimento e trocar experiências. No mais, continuo minha rotina trabalhando com mídia online e agora focando mais no design gráfico através de camisetas. Quem quiser conhecer mais, basta acessar meu portfolio online ou meu perfil no Camiseteria, onde tenho atuado com mais frequência. Agradeço ao Mauro pela oportunidade e a todos que por aqui passam. Obrigado!