Dias após publicarmos por aqui o post Como montar seu portfólio online, recebo via e-mail o aviso de que Bruno Neves havia colocado no ar a versão 5.0 do seu. Acompanho o trabalho do Bruno há um tempinho e não poderia deixar de prestigiar esse que considero ser o Mestre dos Portfolios. Muito mais do que uma lista de trabalhos, prêmios e um lugar para você publicar seu CV, no entendimento de Bruno, o portfólio é uma experiência. Não vou estragar a surpresa. Aconselho antes da leitura da entrevista na Galerasolo, clicar e entrar para o time de quem já viu este belo trabalho:
E aí, gostou? Muito legal né? E se esse profissional pudesse contar um pouco do que já viu por aí numa entrevista rápida e esclarecedora? Aqui no Carreirasolo.org, pode. Acompanhem!

Como começou?

Comecei muito cedo, desde criança sempre fui um ligado ao desenho, fazia muitos quadros em lápis 6b, logo depois comecei a me aventurar nas tintas a óleo e dessa forma aprendi muito sobre o estudo das cores, mais a tecnologia fui surgindo de forma muita rápida e conheci o corel draw, e assim comceçou minha estrada no design.

Tem firma legalizada?

Sim, Asterisco Designers Associados

Dedica-se totalmente ou é freela “meio-expediente”?

Me dedico hoje mais pela Asterisco do que aos freelas. Pego apenas os projetos freelas que realmente valem a pena de grana e que acrescente algo profissionalmente.

Como aborda e prospecta clientes?

70% pelo meu site www.brunofree.com.br pelo reconhecimento que possuo no mercado hoje, alguns chegam por meio de antigos clientes e também por parceiros da área de design com quem trabalho.

Costuma formalizar propostas?

Sempre. Sem contratado não há segurança.

Qual foi o pior calote?

No inicio levei vários, sempre da mesma forma, o cliente chega cheio conversa, você faz o trabalho com a esperança de receber tudo no final e depois é uma briga sem fim pra receber, quando recebe. Hoje só trabalho recebendo garantias, quem vê cara não ver bolso!

O projeto ideal, como seria?

Gosto dos projetos onde tenho liberdade de criar, gosto de projetar novas idéias, sair do normal, sair da mesmice. O projeto ideal seria aquele onde eu teria um tempo grande pra pensar, pesquisar, ou seja, sentir a essência do produto ou serviço.

Espaço livre

Bom pessoalmente, me considero um cara tranqüilo e batalhador, admiro pessoas com atitudes positivas, admiro o design da natureza, uma boa paisagem, um móvel bem transado, admiro a vida. Profissionalmente me considero super detalhista e chato, busco sempre o melhor do design em cada projeto, não importa o valor que ele foi fechado. Sou um profissional movido a objetivos e metas, e porisso estou sempre em busca de novas conquistas e prêmios. Conheça mais sobre minha caminhada acessando meu site. Um forte abraço, muita paz, saúde e sucesso. Bruno Neves www.brunofree.com.br