delunna.gifBernard De Luna é Webdesigner, designer de interfaces, designer e ilustrador e ainda deve inventar muita coisa. Tem um característica comum com o Editor: já viveu ao lado de um MSX. O meu está até hoje na casa onde fui criado, com várias fitas cassete cheias de animações e joguinhos elementares que criávamos e depois colocávamos em sincronia com músicas New Age. Multimídias pré-históricos, mas tudo bem, era 1988. Acompanhe, portanto, um pouco do percurso do Bernard, que está sempre por aqui comentando. Faça como ele, comente também. Vamos lá? Quando começou?
Com meus 13 14 anos, entre 1997 e 1998... trabalhando com um Front Page Express que a logomarca ainda era branca e vermelha, época em que não existiam blogs nem flogs, e o barato era ter um site pessoal. Eu já mexia com computador desde o MSX, sempre com jogos e total habilidade em DOS, isso por que eu ainda era muito garoto. Meu gosto pelo desenho já era desde criancinha, com o passar dos anos eu consegui treinar todos os estilos de desenho passando por traços pelo papel, origami, lapis de cor, pintura a dedo, desenhar por coordenadas pelo DOS, paint brush... criaram o windows e minha vida mudou a partir daí.
E como foi?
Quando conheci um programa chamado Fireworks. Até hoje estamos casados, nada contra os Photoshoticos, mas para um webdesign foi o Fireworks que mudou minha vida. Vi o Dreamweaver aparecer, fui um dos muitos que foi contra o DW preferindo o Frontpage no início. Depois aprendi que o Dreamweaver era melhor. Aprendi a usar um aparelho que copiava seu desenho para o computador com o nascimento do Scanner e assim virei um Webdesigner que de sites pessoais começou a fazer sites para o morador do predio, o porteiro, o sindico, o predio, o bairro e entrei nesse mundo de vez. Nasceu o Flash que é aquele primeiro filho que você sempre confia e se apóia, o Photoshop ganha peso e vira aquele padrinho que você sempre procura quando precisa. E assim montei minha familia de softwares que me ajudam em editoração gráfica, webdesign, design gráfico, layouts e tudo que um freelancer precisa para sobreviver. Meu último filho foi meu tablet que veio para profissionalizar a minha atuação como ilustrador também. Hoje em dia além de trabalhar, atuar como freelancer, fazer show com minha banda nos finais de semana, ainda tiro tempo todos os dias para ajudar uma galera sobre design e afins em um forum de informática bem famoso. Tudo para elevar cada vez mais o nível dos designs e layouts brasileiros.
Já legalizou uma firma?
Não tenho firma legalizada, ainda não vejo propósito... Mas estou entrando na moda de criar grupos de colaboradores, futuramente pode virar empresa assim como aconteceu com muitas outras.
É freela full-time ou meio-expediente?
Meio expediente, trabalho em uma empresa de tecnologia, lá eu treino diariamente meus designs e aprendo a pesquisar muito antes de se fazer qualquer pingo no i, quando eu chego em casa eu coloco tudo em prática.
Como prospecta seus clientes?
Clientes são aqueles desesperados que te procuram para fazer aquilo que ou eles se arrependeram de pedir para o sobrinho fazer, ou eles tem medo de fazer e perder o computador. Sempre pesquisei meus clientes antes de qualquer contato, tanto para trabalhar em sua abordagem quanto para conseguir transporta-lo para o seu mundo de fantasia da criação ( trabalhando com a expressão WYSINWYG - what you see is NOT what you get hehehehe ). Sempre tive uma boa relação com meus clientes, mesmo com o sumiço de alguns e calotes de outros.
Formaliza propostas?
Sim, depois que aprendi a mandar email e ensinar os meus clientes a verem email, sempre fazia a proposta no word para deixar claro para ele tudo que será feito e o que não será feito. Quando havia um contato pessoal, o mesmo era impresso e levado até o cliente. Hoje em dia, o contrato é feito através de PDF e sempre que o cliente morar perto, nos pagamentos faço uma pseudo-notinha fiscal para no fim das contas eu ter controle sobre meus ganhos e perdas. Nota do Editor: Pessoal, acho que aqui o Bernard quis falar de um recibo.
Já levou calote?
Já fiz layouts que, depois de apresentados, o cliente não queria mais e, mesmo assim, deplis de um mês aparecia com o layout que eu sugeri feito por outra pessoa ou etruscamente feito por si próprio ou por aquele sobrinho. Já fiz um trabalho para um cliente que prestava serviços de manutenção, onde por um mês e meio cobrando por e-mail e sem ter respostas fui descobrir que o mesmo estava de férias na Argentina e depois na Bahia. No atual momento, estou há três semanas esperando um cliente me pagar por um preço para começar a produção. Depois de muitos bolos, aprendi a só abrir o bloco de notas ou qualquer editor estrutural para produção depois que receber no minimo 1/3 ou 1/2 do valor do site, se não a gente descansa e o tempo passa.
O projeto ideal...
...é o meu projeto. Algo pessoal. Envolvendo criação e animação. Integrando todo o contexto de Webdesign a realização de sonhos, seja por um site só de patos (eu sou fã de patos hehehee) até um site da minha banda (Banda Nova Versão) ou o meu próprio site pessoal ou de portfolio. Não é a toa que a palavra significa - "que só existe na idéia; imaginário; em que há toda a perfeição, que se pode conceber; perfeição suprema, que só existe na imaginação; a mais elevada e ardente aspiração." Algo exige mais inspiração do que algo com o seu próprio prazer ou algo livre? Ainda não conheci. Nota do Editor:Por falar em Portfólio o Bernard separou alguns trabalhos seus no ar como exemplo. Vale a pena dar uma conferida em: www.embria.com.br, www.mundocorporativo.com.br, www.webviolin.com, www.elisanigri.com.br, www.kwiuipanema.com.br, www.tijuca-rj.com.br, www.zanzaezunzum.com.br
Indicaria de olhos fechados
Uma pessoa com que trabalho diariamente é o Durval Barros que também atua em design, e é um ótimo designer de interfaces e nesses 2 anos que trabalho lá aprendi muita coisa com ele de conceito e Paulo Visgueiro que é um amigo pessoal que participou da ultima mostra do AnimaMundi com o projeto Muleke é Bom. Ele é um ótimo ilustrador é em quem procuro me inspirar.
Espaço Livre
O que mais me chamou atenção nesse site é a oportunidade de ver as pessoas se pronunciarem e mais ainda a atenção do webmasters com os comentários, seja pelas respostas em posts, ou seções novas no site, forum, as entrevistas que são demais com pessoas com todos os graus de experiencia e agora pesquisa do tipo de usuário. Acompanho as notícias sempre pelo bloglines e sempre q possível venho conferir de perto o site. Parabéns