Novas plataformas de ensino online mudam a forma como adquirimos conhecimento na rede

Você está satisfeito com o que sabe? O que conhece é o suficiente para se manter tranquilo na sua profissão? A velocidade com que o mundo muda nos coloca numa situação de constante desconforto. Ficar parado no tempo não é uma opção viável.

Mas como contornar este problema?

Cursos presenciais. Bom, pode ser, mas e se você tem pouco tempo? Ou pouco dinheiro? Talvez precise acelerar a curva de aprendizado. Cursos de alto nível são caros e se você está longe de um grande centro dificilmente terá acesso a eles. Cursos online podem ser uma opção. Conseguir um estágio para aprender trabalhando. Uma boa ideia que pode realmente lhe ajudar, mas e se não passar no processo seletivo? E se a concorrência for mais qualificada? E novamente, se não vive nos grandes centros vai ter dificuldades para trabalhar com grandes profissionais, o que limita novamente o seu aprendizado. Talvez aprender a distância seja uma opção.

A Solução está tão perto e tão longe

Sim, ela está mais perto do que você imagina. Só esperando que você aproveite o conhecimento e a experiência que só os melhores profissionais do mercado tem para oferecer. Estudar online, com pessoas do mundo todo, ja pensou nisso? Ajuda a diminuir a curva de aprendizado, os custos e aumenta as chances de um real aprendizado.

Em rede e na rede

[caption id="attachment_20879" align="alignright" width="450"]keith-guerrette-carreirasolo Keith Garrette, um dos criadores da RealTimeVFX. Sêniores podem e devem ajudar aos júniores[/caption] Pensando em contribuir para o crescimento da profissão em que atuam, experientes artistas dos efeitos visuais criaram uma comunidade online chamada RealTimeVFX (VFX ou Efeitos Visuais em inglês). A plataforma está inserida numa espécie de movimento de profissionais que usam a internet para agregar pessoas e passar informações, gerando conhecimento. Segundo o co-criador da comunidade, Keith Guerrette:
Nossa esperança é que a plataforma irá ajudar a unificar nossa comunidade a longo prazo, facilitando uma abordagem mais positiva e de colaboração, apoiando artistas e tecnologias de efeitos visuais, seja para estúdios independentes ou para os grandes.
Ela é liderada por alguns dos nomes mais aclamados em efeitos visuais e Interatividade do momento, incluindo Keith Guerrette (da série Uncharted e de The Last of Us), Jason Keyser (League of Legends), Drew Skillman (criador do Tilt Brush e do Google VR), e Seth Hall (Star Wars: The Force Unleashed, Battlefield Hardline), um time dos melhores. Mas a RealTimeVFX não é a única rede de aprendizado coletivo online que existe e outros profissionais, de vários segmentos, podem se beneficiar e ainda ajudar outras pessoas.

Um bit de cada vez

Se programar é a sua praia opções é que não faltam. codementorUm exemplo é o Codementor. Ele conecta especialistas focados em resolver problemas, dar conselhos técnicos, programar em conjunto e revisar código de programadores do mundo todo. Aqui a interação é 1 para 1. Você paga um valor e tem um especialista a sua disposição para lhe ajudar. Este modelo de negócio, que é usado em outras plataformas online, se tornou uma nova fonte de renda para especialistas das mais diferentes áreas. Diferente de sites como o Code Academy onde o aprendizado é gratuito mas não tão interativo. https://youtu.be/fjQ7XaMNQNc

A ciência do conhecimento

Não só profissões surgidas com a Internet podem se beneficiar deste modelo de aprendizado. Os cientistas e pesquisadores (sejam eles corporativos, acadêmicos ou médicos) podem contar com a ResearchGATE, uma rede profissional onde os membros se conectam com colegas de todos os lugares, procurando novos papers e colaborando nas pesquisas de outras pessoas.

As comunidades de aprendizado online

Vamos dar um passo atrás e tentar entender o que são essas comunidades de aprendizagem on-line. Por definição elas são um endereço (público ou privado) na Internet que atendem às necessidades de aprendizagem de seus membros, facilitando a troca de informações. Através destas redes e da comunicação mediada por computador as pessoas trabalham com os grupos para alcançar um objetivo de aprendizagem compartilhada. Em uma comunidade deste tipo, elas compartilham informações, buscando desenvolver conhecimento através de discussão textual (assíncrona ou síncrona), áudio, vídeo ou outros meios de comunicação apoiada na Internet.

O início de algo maior?

Imagine profissionais de todas as áreas se juntando através da Internet para compartilhar e aprender uns com os outros, de forma gratuita ou não, criando novas comunidades de aprendizado coletivo. Talvez estejamos presenciando o nascimento do modelo de Ensino do Futuro. Quem sabe?

E no Brasil?

Em minhas pesquisas só encontrei comunidades em inglês, a escolha natural para ter pessoas do mundo todo conversando. Mas nada impede que o nosso país crie redes baseadas em nossa língua, basta querer. Se você gostou desta ideia mas não sabe por onde começar eu indico esta pesquisa para ler (em inglês). Ela vai lhe dar uma excelente base para o seu trabalho. Mas uma coisa é certa, não existe pílula mágica. Para aproveitar todas as vantagens de um aprendizado assíncrono, à distância e compartilhado é preciso muita disciplina e organização. Mas a própria tecnologia tem as ferramentas para lhe ajudar neste desafio. Aplicativos para organizar seus estudos existem aos montes e uma pequena busca em sua loja de aplicativos lhe traz mais opções que você conseguiria testar, seja no Android ou no iOS. Então, aproveite! A informação está lá fora, só esperando você fazer parte. E se você conhece alguma outra comunidade de aprendizado online que eu não descobri em minhas pesquisas, por favor, deixe um comentário com a sua sugestão!