A frase mais transformadora que um empreendedor ou profissional independente ouve é que “uma ideia não vale nada, o que conta é a sua execução”. Sim, prezados, o que conta é a forma como você vai atingir a seu público de forma mais eficiente, rápida e a um custo menor do que seus concorrentes. E ponto final. Pensamos nisso quando nos debruçamos para analisar uma ferramenta de gestão nova no mercado, o Omie, que se posiciona como tendo sido criada “De empreendedor para empreendedor”. Devemos dizer: é um posicionamento realista. Cada uma das funções parece ter sido pensada para se encaixar nos desafios diários de um pequeno empreendedor rumo à realização e ganho de escala de sua ideia. O Omie vai oferecer rotinas simples para organização daquelas tarefas que quase ninguém lembra ao começar um novo negócio: pagamentos e recebimentos, contratos a renovar, emissão de guias de pagamento, previsão de faturamento e muitas outras. Mas vamos aos detalhes.

Primeiras impressões

A instalação não tem grandes mistérios, aceitando as principais redes sociais como passaporte para o login. Contudo, fica o alerta: você precisa ter a versão mais atualizada do Silverlight para rodar. A opção pode torcer o nariz dos mais descolados, uma vez que todo mundo quer tudo rodando em modo “aplicativo leve e com cara de site”, mas os desenvolvedores tem lá sua razões, sobretudo segurança. [caption id="" align="alignnone" width="640"] O Omie aceita como login as principais redes sociais[/caption] Tirando esse pequeno entrave inicial, o processo de instalação transcorreu de forma tranquila e sem bugs, o que já soma vários pontos em se tratando de uma primeira experiência. Aliás, no item “primeira experiência”, o Omie traz uma solução curiosa. Como sabe que seu público precisa “ver para crer” e, claro, sua concorrência é ampla, com ferramentas de gestão de projetos e processos já consolidadas no mercado, o serviço oferece um modo “experimente” no qual, com números e projeções reais você pode ver na prática como a ferramenta se encaixa em sua realidade. Um ponto a favor, sem dúvida. [caption id="" align="alignnone" width="640"] Tá com dúvida? Então experimenta o Omie[/caption]

Interface e simplicidade de uso.

Pois é, você não se enganou: o Windows 8 inspirou a interface do Omie. E isso não é um ponto negativo. Tudo na ferramenta é baseado no arrastar e soltar e na dinamicidade das quatro janelas principais. Assim, agrega funções tanto para desktops, quando para tablets e demais devices com telas de toque. Se você está de pé em um balcão de loja, ou chão de fábrica, isso vai fazer a diferença, pode apostar. [caption id="" align="alignnone" width="640"] Olha o Windows 8 aí gente, só que não. É a interface central do Omie[/caption] Cada grande grupo de informações pode ser realocado de acordo com a preferência do usuário. Em resumo, temos: Serviços: onde você cadastra seus contratos e seu fluxo de aprovação e faturamento. É bem interessante para controlar seus processos internos. Neste grupamento você também cadastra as ordens de serviços e as acompanha, do pedido ao faturamento final. Finanças: um dos pontos chave de qualquer empreendimento em início de jornada é o controle financeiro. O Omie oferece uma interface visual e ultra-dinâmica que calcula entradas, pagamentos e faz controle de caixa em integração a seu banco. É tão simples quanto isso: quando você arrasta um pagamento para a coluna pagar hoje o saldo da conta do banco atrelado a esta cobrança já é descontado. Depois é só fazer a conciliação no internet banking. [caption id="" align="alignnone" width="640"] No Omie, o controle de finanças precisa ser conciliado depois, no internet banking.[/caption] Você ainda tem um DASHBOARD para acompanhar rapidamente como anda a sua situação. E o que fazer para deixá-la longe do vermelho! [caption id="" align="alignnone" width="640"] Visão gerencial do Omie oferece indicadores precisos[/caption] Painel do contador: é aqui que você e o responsável pelos tributos de sua empresa conversarão. TODA ATENÇÃO AO SEU CONTADOR, pois nele está o segredo de uma vida em paz com certidões negativas, guias de recolhimento e demais impostos. Deixar isso transparente vale ouro!

Um diferencial interessante: um modelinho básico de CRM para sua equipe.

O Omie traz ainda uma “cereja no topo do bolo”, um mini sistema de CRM para você e sua equipe cadastrarem oportunidades e o nível de aproveitamento de cada uma delas. E faz isso, como em todo o ambiente, de forma visual, baseado na temperatura de cada ação. Ferramenta importante em diversos aspectos, como em reuniões gerenciais, pode ser utilizada também como índice de medição de aproveitamento dos profissionais envolvidos em sua operação. [caption id="" align="alignnone" width="640"] CRM do Omie: avalie o rendimento de sua equipe e descubra oportunidades[/caption]

Avaliação final

O Omie foi pensado para quem tem pouco tempo e precisa fazer a gestão de ideias, processos e finanças de forma ágil, segura e confiável. Vai cair como uma luva em diversos setores da economia, sobretudo o dos pequenos empreendedores, que só faz crescer em nosso país. Seu processo de assinatura é simples e o preço cobrado soa justo, ainda mais por oferecer um test-drive gratuito que demonstra todo o potencial da ferramenta. Funciona melhor quando a empresa roda em “transparência total”, envolvendo equipes e gerentes numa mesma batida. Se você não tem isso em sua empresa, busque o quanto antes, pois é uma das razões do sucesso. Gostamos:
  • Visual Windows 8 o deixou moderno e ágil
  • Ferrament de CRM já faz valer a assinatura
  • Área de experimentação é um diferencial no mercado
Não gostamos:
  • Exigência do silverlight
  • Envio e recebimento de arquivos do banco nos pareceu pouco dinâmico

Nota do Carreirasolo: 8,7