Ainda no clima do episódio do @falafreela sobre a chegada da Amazon que, caso você não tenha ouvido ainda, aconselho fortemente, topei com uma ideia bem bacana e sacana (no bom sentido) no que se refere à indústria dos eBooks. A fórmula é simples e, com certeza, vai contagiar os fãs de literatura, tecnologia e tablets, não necessariamente nessa ordem.

Primeiro, acesse o Projeto Gutemberg e descubra os livros que gostaria de dar aos amigos. O grande acervo está em inglês, mas já dá para fazer bonito com alguns clássicos de raiz da literatura portuguesa e nacional. Encontrei até mesmo um Da Terra à Lua do Júlio Verne. Vou utilizá-lo nesse exemplo. Acesse a página no livro.

Note que a aba marca em vermelho exibe um QR Code. Clique na aba e copie o símbolo que vai encontrar lá. Daí, é só imprimir e anexar a um cartão de Natal, ou então montar uma versão digital do seu cartão e enviar para o amigo.

Do lado de lá, ele utiliza o aplicativo de sua preferência para ler o código. Eles estão disponíveis em diversos sistemas. Aqui eu utilizei o Scan, para iOS. Mas existem ainda o Kaywa Reader, Zxing Reader, Qrafter, Optiscan entre outros. Feito isso é só posicionar o leitor de frente para este símbolo abaixo:

E, pronto, o tablet da Apple faz o resto. Seu único trabalho será mandar baixar e depois dar um “Abrir com iBooks”:

Prontinho!

É ou não é uma forma leve e divertida (além de gratuita) de distribuir cultura como presente de Natal?