Lista de tarefas do Patrick do Bob Esponja

Lista de tarefas do Patrick do Bob Esponja

É muito bom fazer uma lista gigante e no fim do dia ver que todas foram riscadas! A satisfação de dever cumprido é muito grande quando isso acontece não é mesmo!?

Eu tive um chefe uma época, que sempre tinha sobre a sua mesa um caderninho, onde ele sempre que chegava no trabalho, escrevia tudo que ele precisava fazer. Ele começava o dia anotando a data no cabeçalho da folha e listava rapidamente tudo que vinha à mente dele e depois ele colocava informações adicionais que fossem relevantes para todas as tarefas. Depois ele numerava a ordem de execução e enfim, começava os trabalhos riscando cada demanda que concluía. No fim do dia ele olhava uma ou outra tarefa que não havia concluído e escrevia novamente o seu título na folha do dia seguinte e assim ele se trabalhava produtivamente.

Eu sempre achei esse seu método muito interessante. Era um jeito simples e eficaz de se manter produtivo e anos depois descobri que esse processo tinha a mesma premissa do GTD. Mesmo sem saber, o meu chefe usava as macro-categorias “coletar, organizar, processar, revisar e executar” de um jeito muito próprio, e no fim das contas estava sempre trabalhando produtivamente e o seu caderninho foi a minha primeira referência para check-ins em lista de tarefas que eu tive e que me motivaram a estudar mais sobre GTD em seguida.

Apresentando: "Tadalist.com"

Apresentando: "Tadalist.com"

Mas aí a Internet surgiu e o “caderninho” teve que ser posto de lado e mesmo usando o GTD , em alguns momentos eu sentia que precisava de uma lista mais elaborada onde eu pudesse colocar um título de tarefa mais “macro” e nela várias pequenas tarefas onde eu pudesse riscá-las sempre que fossem concluídas como fazia o meu ex-chefe. Foi aí que eu descobri o Tadalist.com da empresa Basecamp. É “TADA” mesmo e não “to do”! Ela é uma ferramenta bem simples e fácil de usar. Vejam abaixo as suas principais caracterísiticas:

Cadastramento ultra-veloz

Dê o nome da sua lista, escreva o nome da tarefa, e depois clique “enter”! Simples assim. Mesmo que você tenha 20 tarefas para executar numa nova lista que acabou de criar, inserir tarefas é um processo mega simples e rápido. O objetivo é igual ao do meu ex-chefe, escreva tudo sempre pensar em nada. Apenas faça a lista e use a sua mente para se concentrar apenas nisso. Dessa forma, dificilmente você esquecerá de alguma coisa.

Visão geral do Tadalist

Visão geral do Tadalist

Notas sobre a lista

Ao final de sua lista de tarefas novas, talvez você queira colocar algumas informações adicionais sobre ela. O Tadalist tem um campo que permite isso. É ideal para colocar dados complementares ou de orientação sobre as tarefas, e o esquema é o mesmo: escreveu, clicou “enter” e pronto!

Reorganização da ordem de tarefas

Lembram que o meu chefe depois de listar as tarefas no “caderninho” numerava a ordem em que iria executá-las? Pois é, no Tadalist também é assim. Se você não esqueceu de nenhuma tarefa e está pronto para executá-la, basta clicar em “reorder” e arrastar as tarefas na posição desejada usando o botão “drag“. No final clique em “I’m done reordering” e as tarefas ficarão na ordem em que você configurou.

Reordenando as tarefas

Reordenando as tarefas

Noção exata do tamanho do trabalho

Uma função bem legal do Tadalist é que se você tiver várias listas e em cada uma delas uma quantidade diferente de tarefas, o “bullet” terá um tamanho de acordo com o número de tarefas. Quanto mais tarefas a sua lista tiver, maior será o “bullet“. Isso dá uma visão geral do tamanho do trabalho que você tem atualmente. Só não vá procastinar e escolher a lista com menos tarefas heim “safadeeeenho”!

Compartilhamento de lista de tarefas públicas

Clicando no botão “share” você pode compartilhar essa lista para que você quiser por e-mail digitando o endereço eletrônico. Esse envio não permite a edição, só visualização. Mas é legal para um cliente ou chefe por exemplo. Ele pode acompanhar em que parte do processo você está. Além disso você também pode criar uma URL única para essa lista e compartilhar com quem quiser. Mas lembre-se que se a lista for pública ela será indexada pelos mecanismos de buscas. Portanto, nada de colocar a senha do host do seu cliente nela ok!?

Compartilhando uma lista de tarefas

Compartilhando uma lista de tarefas

Arquivamento de listas completas e acesso facilitado ao arquivo

Cada tarefa que você concluir, basta clicar no respectivo campo “check-box” que ela riscará a tarefa e a moverá para a parte de baixo da lista dando uma visão ampla das tarefas restantes e concluídas. Quando você terminar todas as tarefas, a lista também será riscada e movida para o rodapé do site e poderá ser acessada sempre que quiser.

Finalizando as tarefas

Finalizando as tarefas

E são por essas simples razões é que eu escolhi o Tadalist.com para gerenciar as minhas tarefas e como vocês fazem?
Usam o caderninho igual ao meu ex-chefe?
Digam nos comentários que site ou aplicação usam e vamos aumentar a experiência com todos os leitores.