Antigamente, os estudantes saiam da faculdade, sedentos pelo mercado de trabalho. Mas, hoje em dia, o número de jovens que se formam na graduação e emendam uma pós-graduação está aumentando cada vez mais. No entanto, toda escolha de vida tem consequências.

Quais seriam as vantagens e desvantagens de se emendar uma pós?

A grande vantagem nisso tudo é se tornar especialista em alguma área cada vez mais cedo. O mercado de trabalho anda bastante competitivo e apenas os mais gabaritados terão chance de disputar as melhores vagas, ou até alguma vaga. Ser especialista, mestre ou doutor em algum assunto, com certeza, lhe abrirá portas futuramente.

Além disso, é muito mais fácil se concentrar nos estudos enquanto se é jovem. Com o passar do tempo, as prioridades mudam e arcar com as despesas de uma casa e uma família acaba atrapalhando um pouco a concentração necessária para se terminar esse tipo de curso. Isso faz com que muitos deixam esse sonho de lado e parem de estudar.

Estudar sempre vale à pena

Estudar sempre vale à pena

Por outro lado, e apesar das vantagens serem muito bem fundamentadas, há algumas desva

ntagens em sair direto da faculdade para a pós. Muitos estudantes não estão preparados para a carga de conteúdo que enfrentarão e podem jogar fora essa oportunidade, apenas porque ela não aconteceu na hora certa.

A demanda e a exigência em relação aos jovens que alguns cursos apresentam são gigantes! Sem contar que, para terminar uma pós, é necessário muito estudo e pouco trabalho (pelo menos por um tempo)! Isso retira, de certo modo, os jovens do mercado de trabalho e os impossibilita de adquirir uma experiência valiosa para sua profissão.

Nesse cenário, o trabalho freelancer ajuda bastante, mas ainda assim alguns estudantes tendem a se sentir acorrentados a algum curso por, pelo menos, mais dois anos (especialização e mestrado) ou quatro anos (doutorado). E se sentir acorrentado não é a ideia, não é verdade? Até que ponto isso vale a pena?

Em resumo:  uma pós-graduação vale sempre a pena! A grande dica é pensar bem antes de entrar para o curso. O estudante deve estar ciente da escolha que está fazendo, e dos ganhos e perdas que ela envolve.

Portanto, não seja afobado, e entenda que cada coisa deve acontecer no seu tempo. Tudo na vida tem um lado bom e ruim. Resta saber quando se está preparado tanto para um como para o outro.

Você está?

zp8497586rq