Segundo o SEBRAE, metade das empresas tupiniquins encerram as suas atividades em menos de dois anos de vida! Cenário mais do que difícil para o empresário brasileiro, que em vez de empreender, sobrevive. Mas a pergunta que fica é: falta oportunidade ou preparo? Pra mim a resposta é clara, falta visão! É muito comum vermos na mídia em geral que o brasileiro tem talento para tocar o seu negócio próprio! Todos os dias vemos uma matéria falando sobre o assunto, mas sinceramente, eu não acredito nisso! Acho que o Brasil possui uma população criativa e cheia de jogo de cintura, mas daí a ser um celereiro de empreendedores é uma diferença muito grande! SEBRAEEu digo que falta visão porque em geral o empreendedor vê oportunidade quando a maioria das pessoas enxerga dificuldade. O nosso país transborda oportunidades, é só ficar de ouvidos e olhos abertos (e essa é a "beleza da Internet") e o mesmo SEBRAE está aí pra comprovar isso! Recentemente eu participei da edição carioca do evento chamado BlogCamp e um dos workshops foi com o pessoal das empresas Videolog, Tecnblog e Quatix representados pelo Fábio Lima, Thiago Mobilon e Enrico Fonseca respectivamente. O bate-papo era justamente sobre esse cenário no Brasil e todos compartilhamos opções e foi bastante significativo. As três empresas são exemplos de empreendedorismo, onde seus idealizadores motivados pelo desejo de ter o seu próprio negócio, investiram ao longo de alguns anos para se estabelecer num mercado ainda considerado instável e de risco: a Internet. O Thiago Mobilon (Tecnoblog) levou ao evento uma apresentação que mostra bem o investimento de tempo, dinhero e acima de tudo, de capacitação, para se tornar um dos maiores portais de tecnologia no Brasil. E quem esteve lá, chegou as mesmas conclusões que eu sobre empreendendorismo.
  • Estudar: ninguém é sucesso apenas com talento. Não durante muito tempo. Capacitar o seu negócio conhecendo a fundo o mercado, concerrência, comportamento do público consumidor, são armas inerentes ao empreendedor de sucesso.Claro que não estou condicionando apenas aos graduados os "louros da vitória certa", mas convenhamos, é um diferencial. Eu mesmo não tenho NENHUMA formação e tenho enorme dificuldade em determinados setores onde profissionais formados são mais qualificados que eu, mas há várias exceções por aí para me desmentir! No final, vale a máxima, "conhecimento não ocupa espaço".
  • Estruturar: o empreendedor sabe que crescimento está diretamente ligado a estruturação. Seja ela física ou organizacional. Na indústria, profissionais como o engenheiro de produção são em muitos casos até mais importantes que os próprios designers de produtos, pois viabilizam os projetos e optimizam o custo de produção, elevando os lucros da empresa exponencialmente.
  • Renovar: mesmo depois de alcançado o sucesso, é preciso se reinventar, rever os processos, reciclar pensamentos. Empreender é um verbo que nunca termina de ser conugado!
  • Recomeçar: e óbvio, o ciclo se reinicia novamente. A estagnação não faz parte da natureza do empreendedor. Assim como a ave mitológica Fênix, é preciso renascer das próprias cinzas (metaforicamente falando!!) e dar nova origem para tudo!
Abaixo eu deixo o slide que o Thiago apresentou no BlogCampRJ 2011, espero que seja inspirador para todos!
Veja essa apresentação no SlideShare do Thiago Mobilon