Boas notícias para quem usa o GoogleDrive no dia a dia! O Google acaba de lançar uma novidade que promete ser muito útil para todos os profissionais que trabalham com textos e planilhas neste ambiente: uma nova loja de extensões, ou como o pessoal de Mountain View as chama, complementos, que introduzem novas funcionalidades para produzir documentos e planilhas. O Chrome, o navegador mais usado do mundo, já é famoso por suas extensões, que transformam o navegador numa plataforma completa de trabalho. Programadores, designers, arquitetos, redatores, todos que usam o navegador sabem como elas são úteis. E agora toda essa facilidade e utilidade estão disponíveis para os usuários do Documentos e Planilhas do Drive. [related-posts]

Estas extensões permitem que você adicione todo tipo de funcionalidade para seus documentos, desde assinar e enviar faxes, criar bibliografias, acompanhar as revisões e aprovações de um documento e muito mais.

Para quem está perdido, os Add-ons (ou extensões), são pequenos programas feitos em HTML, CSS e javascript, que expandem as funcionalidades dos sistemas em que são inseridos. E aqui entra uma oportunidade de trabalho. Um dos pontos mais interessantes destas extensões é a facilidade de desenvolver. Se você conhece HTML pode tentar. A Digital Inspiration preparou um ótimo guia, em inglês, para começar a criar o seu próprio Add-On.

Cercando a concorrência

Essa é a maneira que o Google criou para ampliar seus programas com algumas funcionalidades extras, algumas já estabelecidas em programas como Word e Excel. Uma jogada inteligente para sair na frente da concorrência e ainda criar um ambiente de desenvolvimento focado nos seus produtos. Mas essa estratégia não vem de hoje. Há maís ou menos um ano, o Google reformulou a barra do menu no Drive, colocando os aplicativos produzidos por terceiros no mesmo nível dos que são feitos por eles, demonstrando a importância que a empresa dá ao desenvolvimento de um mercado de parceiros, o que gera mais oportunidade para os freelancers, certo?

Como inserir os Add-ons?

Para escolher sua extensão para os Documentos ou Planilhas, selecione "Instalar complementos" e a janela com as extensões vai abrir. Escolha sua preferida ou procure pelo nome na caixa de busca. Como no Chrome, clique no botão azul à direita e o complemento vai ser instalado. Só um detalhe: para as planilhas, os Add-Ons só estão disponíveis para a nova versão. Depois de instalado você só precisa acessar o mesmo menu para achar a lista com os complementos instalados. [caption id="attachment_16336" align="alignnone" width="640"]Com os Add-ons seus documentos de textos e planilhas ganham novas funções.Com os Add-ons seus documentos de textos e planilhas ganham novas funções.[/caption] Mas aqui no Carreira Solo nós não deixamos você sair sem algumas dicas, certo? Por isso, preparamos uma seleção das extensões mais interessantes até o momento: Mapping Sheets: são a maneira mais fácil de fazer mapas personalizados usando as planilhas do Google. Se você tiver uma planilha do Google cheia de nomes e endereços, pode criar instantaneamente um mapa do Google com eles. Isto significa que você pode criar um mapa gigante com todos os seus contatos ou facilmente traçar um plano de férias. Na verdade, você pode usar praticamente todos os dados que quiser, levando apenas alguns segundos. EasyBib: Criar bibliografias é uma das mais tediosas e chatas partes de escrever um artigo, principalmente se for para fins acadêmicos. O EasyBib torna esse processo menos doloroso. Coloque uma url ou título de um site na extensão e ele automaticamente gera uma referência bibliográfica em três formatos americanos (MLA, APA ou Chicago). Isso é extremamente útil para quem usa o Google Docs para pesquisa acadêmica e até mesmo fazer todo o trabalho por ali. UberConference: Ele cria conferências por aúdio no seu Google Docs. Isso é extremamente útil para quem faz trabalhos em grupo e precisa redigir e debater os temas ao mesmo tempo. Imagine uma facilidade dessa no seu dia-a-dia e já vai querer instalar essa extensão correndo. Funciona super bem e a configuração é muito simples. MindMeister: Muitos de vocês devem usar mapas mentais no dia-a-dia e o Mindmeister é uma das ferramentas mais conhecidas. Com essa extensão fica ainda mais fácil trabalhar em conjunto com o Google Docs. Crie uma lista de itens, acione o MindMeister e ele criará um mapa mental baseado nesta lista. É uma grande ajuda para criar mapas rápidos. Track Changes: O controle de alterações é uma das melhores funcionalidades do Word da Microsoft, algo que fazia muita falta no Docs. Este é um complemento que funciona da mesma maneira do controle no Word. Abaixo deixo para vocês o vídeo (com narração em inglês) do lançamento das extensões para o Google Drive. E aí? Curtiu alguma? Vai usar? Comenta aí!