Estar na frente da câmera pode ser uma experiência bem assustadora para algumas pessoas. Por isso, decidi deixar para todos os produtores de conteúdo audiovisual de plantão as três regras áureas da produção de entrevistas. Se você precisa convencer uma pessoa que não se sente apta ou solta, absorva estas regras abaixo, pois elas fazem toda a diferença na hora de apertar o REC. CBC_news

Primeira regra de ouro: Tenha certeza que o entrevistado conhece o projeto.

Se você fez um bom trabalho na pré-produção do seu vídeo, seu entrevistado vai ser a pessoa ideal para falar sobre o tópico que você está cobrindo. Isso porém, não é o suficiente para garantir que os entrevistados em si irão produzir um bom conteúdo. Uma forma de deixar o entrevistado mais natural é fazer com que eles acompanhem a pré-produção e estágios iniciais da produção. Você pode fazer isso de diversas maneiras como newsletters de produção, posts no blog da produção ou videocasts. A pior coisa que você pode fazer com um entrevistado que tenha dificuldades com a ideia de aparecer em frente as câmeras é apresentar o projeto para ele logo antes do início da gravação.

Segunda regra de ouro: Não chame a entrevista de entrevista.

Conforme você prepara o entrevistado, a palavra entrevista pode assustar, principalmente se a pessoa tiver dificuldade com a câmera. A palavra "entrevista" chega aos ouvidos de algumas pessoas como algo parecido com um interrogatório, podendo causar realmente uma reação ruim e, às vezes, uma gravação completamente inutilizada. Uma boa jogada é optar por argumentar sempre que o que você está fazendo é mais como uma conversa gravada. Isso ajuda a deixar os entrevistados travadões mais desinibidos. Ah, e nada de colocar o entrevistado para falar com a câmera! Definitivamente nada deixa um entrevistado mais sem jeito o que falar diretamente para a câmera. Converse você (ou o seu profissional) com ele.

Terceira regra de ouro: Nunca dê as questões antes do tempo.

Este é um erro clássico que ocorre constantemente em muitas entrevistas. Disponibilizar as perguntas antes do tempo pode deixar os entrevistados mais preparados, mas também faz com que eles se preparem até demais e venham com respostas artificiais bem faladas e altamente ensaiadas. A não ser que você realmente esteja procurando algo com este exato efeito, é melhor trabalhar com espontaneidade do que com respostas previamente decoradas. O ideal é repassar as questões entre 15 minutos e meia hora antes do "Valendo". Bom, é isso gente. Mais dúvidas? Comentem aí!