lucros-internet

 

O mercado de freelances no Brasil é cada vez maior e isto é um fato. Muitos profissionais optam por sair da zona de conforto, dos empregos tradicionais que garantem não só o salário no final do mês como benefícios para entrarem em um mercado onde a remuneração depende única e exclusivamente de seus esforços pessoais.

Sabemos que os esforços pessoais não dependem apenas do bom uso de todo o conhecimento adquirido com o mercado de trabalho, mas também com a boa utilização de ferramentas e práticas que facilitam o nosso trabalho. Bons exemplos dessas práticas podem ser encontrados em nosso podcast, o FalaFreela, que conta com diversas dicas e contribuições de profissionais dos mais diversos ramos que podem te ajudar (e muito) com suas atividades!

O nosso principal objetivo aqui é mostrar para você algumas maneiras de otimizar seus lucros trabalhando na internet e com a internet. Na internet, porque muito provavelmente sua maneira de manter o contato com seus clientes é por meio da internet, e com a internet porque queremos te mostrar que diversas ferramentas e programas podem te ajudar com o trabalho.

Se você é um blogueiro e depende do conteúdo do seu blog para ganhar dinheiro, montar um cronograma para ele pode ser uma maneira inteligente de garantir que esse conteúdo saia. Abaixo, uma lista com algumas dicas bastante práticas para te ajudar a otimizar seus ganhos!

1 – Garanta sua Presença Online!

Pode parecer um pouco óbvio falar em presença online, mas devemos entender que nem sempre estar online é sinônimo de aparecer. Além das redes sociais – e do bom uso delas – você pode, e deve, se registrar em sites voltados para o mercado freelance, como o ComunicaGeral, GetNinjas e o BuscaFreelas. Lembre-se de que independente da sua área de atuação é importante que você tenha uma identidade visual e que ela esteja presente em todas as suas páginas. Isto fará com que seus clientes associem seu nome ao seu trabalho e isso facilitará o processo de contratação.

Mantenha todos os canais atualizados e acesse-os diariamente. Tome bastante cuidado com o controle que faz desses canais, para não esquecer de acessar nenhum e acabar perdendo um trabalho. Não atender à uma solicitação não é muito legal!

2 – Invista e aprimore seus conhecimentos.

Uma das vantagens de se trabalhar como freelancer é poder focar e trabalhar apenas com aquilo que gosta e tem domínio, mas isto não quer dizer que você deve exercer apenas as mesmas atividades. Em um estudo realizado pela universidade da Califórnia Haas School of Business, freelances que se dedicam a projetos que desempenham papeis semelhantes, mas não iguais, são contratados mais frequentemente. Isto, na prática, significa que o mercado da preferência para profissionais que mostra habilidades diversificadas. Investir e aprimorar seus conhecimentos é sinônimo de um retorno financeiro maior do que você imagina!

3 – Melhore a produtividade com ferramentas

Se você já usa o Skype para conversar com seus clientes, está no caminho certo! Utilizar de ferramentas que facilitam seu trabalho e ajudam a aumentar a produtividade – mesmo que você não perceba isso – é a melhor maneira de fazer com que os trabalhos aconteçam. Utilize mais o Google Drive e facilite o acesso as pastas e documentos importantes, onde quer que esteja (e claro, economize dinheiro, porque é de graça). Você pode gerir melhor seu tempo com ferramentas com o Harvest. Utilze o Shake para gerir criar mais facilmente seus contratos. Abuse de ferramentas como Trello e Evernote para gerenciar seus projetos facilmente.

4 – Aproveite outras maneiras de ganhar dinheiro.

Uma tendência entre freelas é otimizar ao máximo seus lucros, não apenas com trabalhos e contratos, mas com algumas outras fontes de dinheiro. Empresas como a HostGator disponibilizam programas de afiliados, que podem ser uma excelente opção para aqueles que trabalham criando e contratando hospedagem de sites por exemplo. Você provavelmente não vai ficar rico com essas modalidades, mas é uma boa maneira para otimizar seus ganhos sem muito esforço. Converse com clientes mais antigos sobre parcerias e atinja um público maior em menos tempo. O único cuidado recomendado é para não pegar trabalhos demais e acabar não dando conta.

5 – Networking e mais networking

Além das já citadas redes sociais e da presença online, é necessário que você expanda essa presença para outros profissionais. Contribuir, participar e criar conteúdo para sites especializados nesse mercado, como nós do CarreiraSolo.org pode ser uma excelente maneira aumentar seu networking e consequentemente atingir mais pessoas! O contato “pessoal”, mesmo que digital porém mais próximo, ainda é a melhor maneira de se estabelecer e criar uma boa rede de contatos, que podem te garantir um excelente retorno a médio e longo prazo!