Com o péssimo trânsito encontrado na maioria das grandes cidades, o tempo que passamos nos deslocando entre dois lugares é cada vez maior. Se você mora longe do local aonde trabalha, este tempo "ocioso" pode chegar a até quatro, cinco horas por dia nos piores casos. Também é importante mencionar as freqüentes viagens a trabalho requeridas pelas empresas, compondo um quadro de horas em trânsito ainda maior. Se você não precisa dirigir, seja em uma moto ou um carro, existem diversas opções de como aproveitar seu tempo em taxis, ônibus, trens e aviões, ainda que seja necessário levar consigo o material necessário para tornar seu tempo mais produtivo. [related-posts]

O uso das plataformas virtuais

O Netbook é uma ferramenta fantástica, com ele temos uma plataforma móvel e portátil aonde podemos escrever e acessar diretamente a internet e outros artifícios outrora exclusivos dos computadores e notebooks. O peso leve e o tamanho reduzido destes aparelhos possibilitam o seu uso em trânsito sem maiores problemas. Auxiliado com um modem 3G já é possível realizar a maior parte das tarefas antes exclusivas do trabalho, como redigir projetos, textos, emails, tabelas etc, além de ler e ter acesso a tudo o que a internet pode oferecer. Ou seja, é um momento ideal para realizar todas aqueles tarefas atrasadas, ou fazer uma revisão de última hora. Por fim, outra opção muito viável é o uso do smartphone ou do tablet, que hoje em dia se transformaram em verdadeiros computadores de mão. Com ele é possível realizar quase tudo que pode ser feito com um Netbook, com ainda mais portabilidade.

O uso de plataformas reais

Para aqueles que não têm acesso a estes instrumentos do mundo virtual, muito já pode ser realizado com o auxílio de cadernos, agendas e outros objetos semelhantes. Durante o trânsito se valendo de recursos simples de redação já é possível traçar esqueletos de projetos, esmiuçar as tarefas do dia, organizar os eventos da semana e etc. Apesar da dificuldade em escrever em um veículo em movimento, principalmente nos ônibus, com um pouco de prática e vontade é possível ganhar muito tempo ao utilizar bem um caderno, principalmente no quesito da organização.

Pesquisa

A maneira mais fácil de ocupar o período gasto nestas viagens é com pesquisa e leitura. Usando equipamentos do mundo virtual, ou os bons e velhos livros e apostilas, você pode com certeza aproveitar melhor o seu tempo. Estudar sobre alguma coisa que será apresentada no dia quase sempre requer pouco esforço e é sempre recompensador. Para saber bem questões como: qual é mesmo a pauta da reunião? Ou mergulhar de cabeça no projeto da semana, um pouco mais de leitura sobre ele sempre fará bem. Com estes três simples passos você ganhará uma boa quantidade de tempo produtivo, se tornando um profissional mais eficiente e uma pessoa com maior controle sobre seu dia. E vocês? Têm alguma dica para quando o trânsito simplesmente se recusa a andar? Compartilha aí!