como-abrir-uma-empresa-em-2014-1 Quando abri minha primeira empresa "física" e formal em 2006, segui vários mandamentos básicos na vida de qualquer empresário de primeira viagem, pelo menos para os criados por necessidade como eu: fiz uma pesquisa para encontrar o "melhor" negócio, optei por um franquia, pelo padrão e normatização, depois fui atrás do ponto, o momento mais difícil pois não era exatamente o que eu queria, mas era realmente a única opção. Depois de uma pequena pesquisa de mercado perguntando para as pessoas que frequentavam aquele lugar, parecia que aquele ponto era uma boa opção. Como sempre quis colocar a cara na rua, tinha que tomar uma atitude, por isso resolvi abrir mesmo assim e depois de dois anos: fali!

Por que isso acontece?

Abrir uma empresa é uma arte, complicada, cada empresa é como um curso universitário, uma padaria merece um MBA, assim como um escritório. Infelizmente, muitas pessoas como eu (naquela época) acham que é uma tarefa simples, e assim, quebram a cara. Sim, toda expectativa gera uma frustração e esperar que os seus anos de estudo e a sua pós em administração vão te salvar do fracasso é muita ingenuidade. Vários amigos brilhantes foram parar na lona, sangrando, com o nariz quebrado após o seu primeiro CNPJ. Mas este texto não é sobre a metade vazia do copo, muito pelo contrário: é para mostrar que existe sim um caminho mais fácil e muitas vezes simples como a decisão de não abrir um negócio como eu deveria ter tomado em 2006. Não digo desistir, isso nunca, mas remodelar o seu projeto... de vida!
Depois de muitos erros e poucos acertos você vai aprendendo uma coisa ou outra, o nariz fica mais resistente depois de quebrar duas ou três vezes e você finalmente pode decidir tirar aquele osso que te atrapalha e diminui sua probabilidade de vencer. Este osso tem um pouco de expectativa, uma pitada de risco desnecessário e um monte de ego. Sim, a humildade vai te ajudar a dividir suas realizações e lucros, vai te colocar ao lado de pessoas melhores do que você e será responsável de colocar seus pés no chão quando a insistência inútil passar na sua frente. E isso será apenas um passo na sua busca pela felicidade, para descobrir o real sentido da vida: encontrar a si mesmo. Ah, você não sabia? O empreendedorismo vai muito além de um resultado financeiro. É, na verdade, um motivo para estar vivo. Por isso, só aposte naquilo que você ama. Sim, isso é cliché, mas é verdade.

Filho de peixe...

Nesta luta diária, percebi que os filhos de empresários usam o atalho óbvio, a sabedoria de seus pais, e pessoas como eu, têm que se dar mal por contra própria, sangrarem sozinhos, lutarem contra tudo e contra todos e o pior, procurarem motivação dentro de si. Claro, que como empreendedor, vejo nisso uma dor latente e por isso procurei uma solução e não encontrei, não achei justo que outras pessoas tivessem que passar por tudo que passei, deveria ter uma via mais fácil. Por isso resolvi criar uma, um curso online que ensina de forma prática como abrir uma empresa, e o melhor, com métodos modernos utilizados por startups, de uma maneira que funcione para negócios escaláveis ou não. Queria então fazer um convite para você acessar o material e entender um pouco sobre como cheguei até aqui. É só clicar na imagem!
como-abrir-uma-empresa-em-2014